Dicas e ações nas empresas

5 dicas para reduzir os custos da sua empresa

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Redução de custos é um tema que uma hora ou outra aparece como assunto principal dentro de uma empresa.

No artigo de hoje vamos te apresentar 5 diferentes formas de conseguir diminuir os custos da sua empresa e aproveitar melhor seus recursos, sejam eles humanos ou financeiros.

O que significa reduzir custos?

A grosso modo, reduzir custos é uma maneira de continuar produzindo na mesma qualidade e quantidade, mas gastando menos.

O principal ponto da redução de custos é buscar maneiras de otimizar aquilo que já está sendo feito, cortar o que não é útil e tirar o melhor do capital humano.

O problema é quando é necessário alterar algo na produção que joga a qualidade do produto para baixo. Quando isso ocorre, há a possibilidade de perder clientes, ter problemas com fornecedores ou ficar com a reputação afetada perante o mercado.

As 5 dicas abaixo são formas de otimizar sua linha de produção e capacitar ainda mais seus colaboradores para diminuir custos, sem que a qualidade do produto seja alterada: 

Dica 1: investigue todos os custos

Monte uma planilha com todos os custos da sua empresa. Coloque custos fixos, como aluguel, folha de pagamento ou maquinário, e os variáveis, como frete ou mão de obra.

Após listar tudo, separe por categorias, para facilitar na hora da análise. Depois disso, passe para outras pessoas da equipe financeira conferirem a planilha e verificarem se nada ficou de fora. 

Dica 2: corte custos que não trazem retorno

Com a planilha criada, será possível identificar oportunidades de alguns cortes importantes.

Comece por assinaturas de softwares ou apps que parecem ser imprescindíveis para o trabalho, mas que na prática são pouco usados.

Converse com um advogado e entenda se os impostos estão todos corretos, se há alguma possibilidade de cortar algo ou reajustar algum tipo de pagamento.

Se existir maquinário, como em uma fábrica, faça reparos antes dele estragar e veja se a sua capacidade máxima está sendo utilizada, e caso não esteja, busque entender o motivo e o que fazer para melhorar.

Fonte: Pexels/Pixabay

As possibilidades são diversas. O importante é entender a ideia. Olhe para a planilha e veja lacunas e oportunidades para abrir mão de certos custos e otimizar ao máximo o dinheiro e recursos da empresa.

Dica 3: revise investimentos

Com o tempo, investimentos em escritório ou material de trabalho são feitos, mas será que a empresa realmente precisa de tudo isso?

Muitas vezes o escritório pode ser grande demais para o porte da empresa, e o aluguel fica muito alto para o que está sendo utilizado.

Coloque no papel quais são os custos de manter todos esses materiais, seja ele o espaço físico em si, ou as mesas, cadeiras, computadores, entre outros. Caso seja necessário, faça a venda de alguns ou a realocação do espaço para otimizá-lo.

Dica 4: capacite seus colaboradores

Os colaboradores são a parte mais difícil de conseguirmos “otimizar” dentro da empresa. Todos somos humanos, com emoções e problemas pessoais, por isso, manter um ritmo constante de produtividade não é tarefa fácil.

O que você pode fazer é oferecer treinamentos constantes e acompanhá-los de perto no dia a dia, aproveitando ao máximo o tempo que eles têm disponível para a empresa.

Com um colaborador que sabe o que precisa e como fazer, com metas claras e bem definidas, é mais fácil manter sua atenção e produtividade no alto, mesmo com todas as variáveis envolvidas. 

Dica 5: valorize seus colaboradores

Atualmente, um dos maiores motivos dos colaboradores deixarem as empresas é a falta de valorização por parte da empresa.

Funcionários pouco engajados ou que não são reconhecidos pelo bom trabalho que fazem, acabam buscando outros locais que farão eles se sentirem mais realizados.

As principais formas de valorizar seus colaboradores são:

  • Melhorar salários e benefícios;
  • Elogiar constantemente;
  • Presentear em datas comemorativas ou por cumprimento de metas;
  • Ter uma cultura forte de acompanhamento próximo.

Cumprindo esses papéis, a empresa diminui a troca de funcionários, já começando a economizar nesse sentido. Além disso, novos treinamentos, gastos buscando novos colaboradores e participando de processos seletivos repetitivos entram nessa conta.

Conclusão

Existem diversas formas de diminuir os custos dentro de uma empresa. O primeiro passo é entender tudo que gera algum tipo de despesa e depois analisar a fundo e entender o que realmente é necessário para manter a vantagem competitiva sempre alta.

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Nos vemos em breve!

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