Os dados da Organização Mundial da Saúde são claros: 70% da população no mundo não pratica atividades físicas, e as consequências não englobam apenas a obesidade, mas as doenças resultantes, como as cardiovasculares, diabetes e até mesmo condições que afetam a saúde mental. A falta de movimento, portanto, deve ser entendida como um alerta.
Que tal fazer do dia Dia Nacional ao Combate do Sedentarismo uma data ainda mais importante e preventiva aí na sua empresa?
Sedentarismo no ambiente de trabalho
Vincular o sedentarismo aos centros urbanos está diretamente ligado à relevância do Dia Nacional ao Combate do Sedentarismo. É preciso pensar, com carinho e cuidado, sobre colaboradores que, ao longo de 8 horas, estão sentados durante a produção das mais variadas formas.
Incentivar e implementar a mudança de hábitos e estilo de vida, dentro e fora da empresa, pode ser extremamente relevante. Vamos às dicas?
Práticas contra o Sedentarismo no Trabalho Presencial
- Movimente-se sempre que puder. Ao entrar e sair do trabalho:
O elevador é um facilitador, mas pode ser substituído por alguns degraus de escada. Por quê? A resistência muscular e a perda de peso ganham vez, e para quem trabalha num andar muito alto, basta complementar o trajeto descendo do elevador alguns andares antes.
- A água é uma ótima aliada!
Se hidratar durante a jornada de trabalho é primordial, e é estranho pensar que, ainda assim, algumas pessoas nem sequer tem tempo para beber água. As garrafas d’água e as squeezes sobre a mesa auxiliam na hidratação, porém, o sedentarismo permanece. Logo, sempre que possível, caminhe até a copa: além de se movimentar, alongamentos simples podem descansar a mente e deixá-lo mais focado na volta à mesa.
- Alongamentos e saídas esporádicas
Durante as 8 horas de trabalho, a visão e a postura também são afetadas. Ao pegar carona na SIPAT – Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho {link texto blog sobre o assunto}, sua empresa pode adotar períodos em que os colaboradores façam alongamentos e exercícios como agachamento e também peguem sol.
- Da ida ao trabalho à mesa do escritório
Para os usuários de transporte público, as caminhadas são comuns e bem-vindas, apesar das atribulações. O movimento começa desde a ida ao ponto até a descida num ponto anterior, por exemplo. Até o trabalho, o mesmo serve para quem possui carro: quanto maior a distância na hora de estacionar, mais suscetível seu corpo estará ao estímulo do exercício. Uma vez sentado à mesa, não se esqueça: os pulsos e os dedos também devem ser alongados, a fim de evitar tendinites e a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).
Práticas contra o Sedentarismo no Trabalho Remoto
As vantagens do home office e do modo híbrido de trabalho, para muitos, significam conforto. Entretanto, além dos já citados problemas do sedentarismo, o cansaço mental se alia ao estresse e, consequentemente, à ansiedade, depressão e ao burnout. Se a produtividade diminuir, a sua empresa deve ficar alerta: seu colaborador não está bem, e ajudá-lo a combater o sedentarismo, mesmo em casa, pode ser um ponto importante para a sua melhora.
- Fale sobre a saúde mesmo no trabalho remoto
Vamos agora às dicas para combater o sedentarismo no trabalho remoto:
- Intervalos e muito alongamento
Breves pausas farão da sua saúde – e do seu rendimento – exemplos a serem seguidos por outros colaboradores. Portanto, incentive e faça intervalos durante o dia, para que o corpo e a mente descansem durante a jornada de trabalho. Neste meio tempo, alongamentos simples (agachamentos, braços, pulsos e mãos) fazem toda a diferença.
- Alimentação e Gincana de Benefícios
Ao pegar carona na importância das soluções que a você, sua empresa e seus colaboradores podem adotar na SIPAT – Semana Interna de Prevenção ao Acidente do Trabalho{link texto blog sobre o assunto} , tenha em mente que toda a equipe deve se atentar que a alimentação é substancial para compreender a importância do Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo. Equilíbrio entre refeições completas e nos horários certos podem ser fomentados por gincanas que estimulem a saúde entre os colaboradores, com benefícios que vão de folgas à liberdade do colaborador escolher o que deseja.
Agora que a atenção ao Combate ao Sedentarismo pode fazer parte da rotina de trabalho da sua empresa, incentive e alerte, sempre que possível, a respeito dos malefícios os quais os números da Organização Mundial da Saúde advertem. Os colaboradores e o seu negócio, saem ganhando, internalizando o bem-estar de todos.
Aproveite a oportunidade do Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo para promover ações e novos hábitos na sua empresa. Vamos em frente e até a próxima!