Dicas e ações nas empresas

Employee Experience: o que é, exemplos de ações práticas

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A empresa pode significar uma segunda casa para um colaborador. Portanto, pensar em seu bem-estar e apostar que, através disso, uma equipe inteira pode ser beneficiada, é o segredo do Employee Experience. Como forma de aumentar a cultura da empresa, desde a contratação até o desligamento, a Employee Experience visa colocar em prática os valores da empresa no dia a dia, e não somente em datas esporádicas.

Employee Experience - Só Marcas - Brindes e Presentes Corporativos

Como funciona a Employee Experience?

Confiança e respeito devem andar juntos, assim como feedbacks e reconhecimento. A gestão de pessoas dentro de uma empresa deve sempre pensar que os colaboradores são como clientes: o objetivo é oferecer o local adequado de trabalho que passa por diversas fases. A título de exemplo, tudo se inicia na contratação, na manutenção e no desligamento do colaborador.

  1. A contratação deve estar alinhada aos valores da empresa
    Nada é implantado, mas desenvolvido conforme o tempo. Dessa forma, determinar com precisão quais pessoas estão e entrarão na empresa serve de combustível para evitar decepções futuras. O segredo é: pesquisa e diálogo com os colaboradores!
  2. Prepare o candidato e recicle valores anteriores
    A chamada ‘’jornada do colaborador’’ ajuda na contratação de pessoas competentes e que podem ser treinadas para agregar à empresa. Da mesma forma, colaboradores antigos devem estar cientes de que mudanças estão ocorrendo, e a comunicação entra como um fator primordial.
  3. Uma vez contratado, reforce a cultura empresarial
    O acolhimento é a primeira fase quando um colaborador entra numa empresa. Logo, fazer a manutenção do que é feito e esperado pela empresa é uma alternativa para mantê-lo como o centro das atenções, pois uma comunicação assertiva pode fazer do engajamento algo mais simples e natural.
  4. O papel da liderança
    Os feedbacks e os elogios se iniciam assim que um bom líder esclarece as funções e a maneira com a qual o colaborador pode agir. Como um parceiro de equipe, o novo colaborador deve ser apresentado, incluído na rotina em que todos os outros colaboradores estarão e conhecer a empresa com alguém que demonstre confiança.
  5. Os feedbacks do desligamento
    Com o acompanhamento do colaborador do início ao fim dentro da empresa, a pesquisa de satisfação consegue apontar quais são as falhas da gestão de pessoas. Desse modo, informações valiosas podem ser usadas para futuras mudanças e aperfeiçoamento interno.

A Employee Experience vai além

A fidelização vem sempre na companhia de fortalecer as políticas da empresa e deixar com que o colaborador se identifique com a rotina, com os colegas de trabalho e com a maneira pela qual o bem-estar será implantado naturalmente.

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Para isso, alguns benefícios que podem passar despercebidos também fazem parte da Employee Experience.

  1. Os erros são vistos com naturalidade e reduzidos com o passar do tempo.
  2. A rotatividade dos colaboradores diminui, afinal, alguém pode se perguntar: ‘’Por que esta vaga sempre está em aberto?’’.
  3. Qualidade de vida: a empresa como uma segunda casa deve oferecer um ambiente em que o estresse não ocasione malefícios na saúde mental.
  4. O cliente final também é favorecido: colaboradores preparados e satisfeitos prestam um trabalho mais rentável e produtivo.

Quais são os segredos da Employee Experience?

Na verdade, implantar a Employee Experience não tem segredo. Afinal, estratégias bem pensadas e executadas da forma correta são as chaves para tudo dar certo.

  1. Escute, conheça e trate os colabores como eles são. As aberturas de diálogo são bem-vindas para que a troca de informações gere boas ideias e autoconhecimento.
  2. Se esforce para compreender. O que esperam de uma empresa nem sempre será cumprido, porém, o esforço e a receptividade sempre são esperados.
  3. Higiene, acessibilidade e segurança: itens básicos para quem deseja trabalhar cercado de cuidado e conforto.

Pense no bem-estar dos seus colaboradores e sempre que possível, também valorize o seu comprometimento com a empresa. Presentes e kits especiais são sempre bem-vindos! Inspire-se no site da Só Marcas.
Até a próxima!

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