Dicas e ações nas empresas, Eventos corporativos

As soluções para os desafios da SIPAT

By In

A importância da SIPAT (Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho), desde o início, não pode ser vista como um gasto, mas como um investimento. Portanto, compreender que a sua empresa, segundo as legislações trabalhistas, necessita de um período dedicado aos cuidados tomados em relação aos colaboradores para a prevenção de acidentes de trabalho é um desafio com soluções cabíveis de realização.

Neste artigo, aprender sobre a SIPAT é sinônimo de explicar o porquê da segurança no trabalho!

A SIPAT no digital

Se antes grandes encontros pessoais em eventos devidamente planejados eram o foco, agora, a sua empresa pode ter que se adaptar ao digital. O home office e o regime híbrido, cada vez mais comuns, se provam de extrema produtividade, e é aí que a sua empresa deve investir em soluções simples:

  1. Plataformas digitais de interação;
  2. Conferências virtuais ao vivo, na qual o colaborador seja o foco, em vez de apenas sua função;
  3. Investir nos encontros em que aprendizagem se vincula à segurança.

Mais importante:

O colaborador deve ter voz! O processo de feedbacks é a chave para reunir queixas e elogios que tornam o desafio da SIPAT uma solução em conjunto.

Agregar para espalhar a mensagem

Se a sua empresa ainda não tem encontros semanais ou mensais em que líderes, coordenadores e colaboradores expõem suas perspectivas a respeito de suas funções, talvez, o psicológico da sua empresa seja um desafio a ser enfrentado.

Sendo assim, a interação é uma adversidade que demanda pontos fundamentais que, primeiro, devem começar com planejamento. Afinal, a saúde e a valorização à vida dentro do trabalho devem ser respeitadas e divulgadas como algo existente e indispensável.

Aqui vão algumas dicas:

Seja referência

O colaborador precisa não só confiar na sua empresa, mas em quem a lidera. Mais que isso, precisa ser reconhecido de acordo com o seu cargo. Do mesmo modo, alguém em quem se espelhar para uma carreira em crescimento, como um coordenador consciente da importância da SIPAT.

Trabalhe com uma equipe unida

Ser ouvido não só demonstra respeito, mas cuidado. Compreender uma das soluções fáceis para os desafios da SIPAT é mirar no trabalho em conjunto, pois é assim que uma empresa tende a crescer.

Dessa forma, com o respaldo da prevenção de acidentes do trabalho, todas as equipes colaboram para um resultado em que segurança e proatividade andam lado a lado.

Como aumentar o engajamento?

Agora que a sua empresa já aprendeu a como solucionar alguns desafios da SIPAT, é importante salientar a obrigação não só dos líderes, mas dos colaboradores em quererem aprender. 

Para isso, alguns passos tornam da SIPAT desafios que, novamente, possuem grandes soluções. Como por exemplo:

Investir em treinamentos

Dos diversos tipos de empresas, os cuidados necessários sempre vêm acompanhados de especificidades de cada ramo. Portanto, inicie explicando da exigência da SIPAT pela legislação trabalhista brasileira.

  1. Seja didático: explique e demonstre;
  2. Ensine: dos equipamentos de segurança à normatização de horários de trabalho, por exemplo;
  3. Desenvolva manuais de boas práticas de segurança, com linguagem simplificada;
  4. Reforce as lições: a SIPAT ainda é um desafio, e a solução é torná-la de fácil acesso, entendimento e realização.

Se certifique da eficiência da SIPAT

Como falado, cada empresa possui suas particularidades para garantir a prevenção de acidentes de trabalho. Consequentemente, a prevenção deve ser monitorada e incentivada.

Fonte: Freepik

A sinalização das áreas de risco

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui todas as diretrizes de como a sua empresa deve ser sinalizada para que, em caso de acidentes, os colaboradores saibam se mover. Em adendo, também indica cores e tamanhos que alertam sobre possíveis perigos.

A importância da fiscalização

Um último desafio a ser solucionado é o cumprimento dos ensinamentos da SIPAT. Assim sendo, índices de qualidade e relatórios devem servir de medição da qualidade e envolvimento dos colaboradores em relação à importância da prevenção dos acidentes de trabalho.

Esperamos que este artigo consiga tornar a sua empresa ainda mais segura e de bons resultados de convivência e lucratividade. 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.