Dicas e ações nas empresas

Como ser mais eficiente na contratação de novos colaboradores na empresa

By In

Acertar na contratação de colaboradores traz diversos benefícios para qualquer empresa, como melhores resultados e diminuição da taxa de turnover.

No artigo de hoje vamos te mostrar como ser mais eficiente na contratação de novos colaboradores em 2023.

Vamos lá?

Importância de contratar a pessoa certa

O primeiro problema de contratar uma pessoa errada é a rotatividade que isso gera, e rotatividade é sinônimo de perda de dinheiro e produtividade. Cada entrada é um novo treinamento e tempo de equipe.  

Além disso, uma demissão vem carregada de burocracias, de tempo e de dinheiro despendidos. 

Sabendo que contratar a pessoa certa é essencial, vamos ver algumas dicas para te ajudar a ser mais eficiente nessa missão em 2023.

1. Entenda a cultura da sua empresa

O primeiro passo para uma boa contratação é entender a cultura da sua empresa e o perfil de profissional que você deve buscar.

Cada empresa possui um perfil diferente, com base no seu setor ou atividade, e isso vai guiar todo o seu processo, desde os testes técnicos até às perguntas da entrevista.

2. Crie uma boa reputação

A boa imagem de uma empresa melhora a sua reputação no mercado e esse “status” só  é alcançado com uma série de fatores.

Os melhores talentos do mercado buscam bons benefícios, um local bem falado em redes sociais, um ambiente que eles sintam acolhidos e desafiados a crescer, por exemplo. 

Todas essas características podem ser vistas e tangibilizadas por meio do LinkedIn, com a participação de quem já fez ou faz parte da organização.

Fonte: Unsplash/Souvik Banerjee

Que tal incentivar a publicação de posts sobre a empresa, fotos de kits de boas-vindas e de ações internas importantes? O reconhecimento vem com o tempo e consequentemente a sua empresa entrará no radar de grandes profissionais.

3. Defina o perfil do colaborador

Nessa etapa podem ser feitas perguntas simples para guiar quem você está procurando, veja:

  • Qual atividade ele irá realizar?
  • Qual o nível de experiência? É alguém sênior ou estagiário?
  • Qual o nível escolar?
  • Quais as 3 principais características que ele deve ter?

4. Planeje o processo seletivo

Com todas as perguntas respondidas, monte o processo seletivo desde o início. Defina por onde será a contratação, quais as etapas (texto, entrevista, teste lógico, entre outros) e, se houver entrevistas, quais perguntas devem ser essenciais.

Uma dica é não ficar engessado no modelo escolhido. Candidatos diferentes podem entregar resultados diferentes, então se necessário altere uma parte do processo, mas sempre mantendo o foco de onde você precisa chegar.

5. Cuide sempre do candidato e colaborador

Ao abrir um processo seletivo, você tem responsabilidade sobre todos aqueles que se candidataram para a vaga. Mantenha os prazos acordados e dê feedbacks constantes, principalmente para aqueles que chegaram até o final do processo.

Tudo isso ajudará a criar uma marca empregadora mais forte e facilitar contratações no futuro.

Outro ponto importante é acompanhar a caminhada do candidato contratado, para que ele sempre se sinta bem e engajado para desempenhar o seu melhor.

Conclusão

Contratar um novo colaborador é muito mais que apenas trazer alguém para dentro da empresa. Tudo passa pelo o que você precisa no momento e também qual a imagem a organização possui em relação ao mercado.

Uma maneira de melhorar a reputação da empresa é oferecendo ótimos benefícios. Confira os melhores benefícios corporativos clicando aqui.

Espero que o artigo tenha sido útil para você e até a próxima!

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