Acertar na contratação de colaboradores traz diversos benefícios para qualquer empresa, como melhores resultados e diminuição da taxa de turnover.
No artigo de hoje vamos te mostrar como ser mais eficiente na contratação de novos colaboradores em 2023.
Vamos lá?
Importância de contratar a pessoa certa
O primeiro problema de contratar uma pessoa errada é a rotatividade que isso gera, e rotatividade é sinônimo de perda de dinheiro e produtividade. Cada entrada é um novo treinamento e tempo de equipe.
Além disso, uma demissão vem carregada de burocracias, de tempo e de dinheiro despendidos.
Sabendo que contratar a pessoa certa é essencial, vamos ver algumas dicas para te ajudar a ser mais eficiente nessa missão em 2023.
1. Entenda a cultura da sua empresa
O primeiro passo para uma boa contratação é entender a cultura da sua empresa e o perfil de profissional que você deve buscar.
Cada empresa possui um perfil diferente, com base no seu setor ou atividade, e isso vai guiar todo o seu processo, desde os testes técnicos até às perguntas da entrevista.
2. Crie uma boa reputação
A boa imagem de uma empresa melhora a sua reputação no mercado e esse “status” só é alcançado com uma série de fatores.
Os melhores talentos do mercado buscam bons benefícios, um local bem falado em redes sociais, um ambiente que eles sintam acolhidos e desafiados a crescer, por exemplo.
Todas essas características podem ser vistas e tangibilizadas por meio do LinkedIn, com a participação de quem já fez ou faz parte da organização.
Que tal incentivar a publicação de posts sobre a empresa, fotos de kits de boas-vindas e de ações internas importantes? O reconhecimento vem com o tempo e consequentemente a sua empresa entrará no radar de grandes profissionais.
3. Defina o perfil do colaborador
Nessa etapa podem ser feitas perguntas simples para guiar quem você está procurando, veja:
- Qual atividade ele irá realizar?
- Qual o nível de experiência? É alguém sênior ou estagiário?
- Qual o nível escolar?
- Quais as 3 principais características que ele deve ter?
4. Planeje o processo seletivo
Com todas as perguntas respondidas, monte o processo seletivo desde o início. Defina por onde será a contratação, quais as etapas (texto, entrevista, teste lógico, entre outros) e, se houver entrevistas, quais perguntas devem ser essenciais.
Uma dica é não ficar engessado no modelo escolhido. Candidatos diferentes podem entregar resultados diferentes, então se necessário altere uma parte do processo, mas sempre mantendo o foco de onde você precisa chegar.
5. Cuide sempre do candidato e colaborador
Ao abrir um processo seletivo, você tem responsabilidade sobre todos aqueles que se candidataram para a vaga. Mantenha os prazos acordados e dê feedbacks constantes, principalmente para aqueles que chegaram até o final do processo.
Tudo isso ajudará a criar uma marca empregadora mais forte e facilitar contratações no futuro.
Outro ponto importante é acompanhar a caminhada do candidato contratado, para que ele sempre se sinta bem e engajado para desempenhar o seu melhor.
Conclusão
Contratar um novo colaborador é muito mais que apenas trazer alguém para dentro da empresa. Tudo passa pelo o que você precisa no momento e também qual a imagem a organização possui em relação ao mercado.
Uma maneira de melhorar a reputação da empresa é oferecendo ótimos benefícios. Confira os melhores benefícios corporativos clicando aqui.
Espero que o artigo tenha sido útil para você e até a próxima!