Dicas e ações nas empresas

Conheça os melhores benefícios corporativos

By In

Benefícios corporativos são muito importantes para retenção e contratação de talentos para sua empresa. Um bom conjunto pode te fazer manter dentro do negócio as melhores pessoas do mercado.

No artigo de hoje, vamos conhecer os melhores benefícios que você pode oferecer para seus colaboradores e se tornar uma empresa desejada por muitos. Vamos lá?

O que são benefícios corporativos?

Benefícios corporativos são vantagens que uma empresa oferece para seus colaboradores, que podem ou não ser em dinheiro, mas devem trazer melhorias para a vida fora do trabalho.

Eles são importantes para manter o colaborador engajado com você, trazendo bem-estar e segurança para a vida pessoal deles, o que reflete também no dia a dia e nos resultados alcançados no trabalho e consequentemente na empresa. 

Além do salário dentro da média de mercado, os benefícios ajudam na retenção de talentos, pois o colaborador se sente mais valorizado e acolhido, não buscando outras oportunidades fora da empresa, e tirando as oportunidades de concorrentes cobrirem seu salário.

Hoje, equipes de RH ou “People”, como são chamadas em startups, possuem uma verba disponível para buscar novos benefícios e estão em contato com suas equipes a todo momento para entender o que mais faz sentido para eles.

Sobre os tipos, os mais comuns são benefícios voltados para saúde e bem-estar, cultura, educação e alimentação, como os vales-refeições, por exemplo.

Os melhores benefícios

Antes de falar dos melhores, existem aqueles que são tradicionais e, na maioria das vezes, obrigatórios e igualitários a todos os colaboradores.

Nessa lista podemos citar:

  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte;
  • Plano de saúde;
  • Licença maternidade.

Nos tradicionais, oferecer um plano de saúde sem co-participação chama bastante atenção de muitos colaboradores e é um belo diferencial para sua empresa.

Agora, vamos falar dos melhores benefícios “extras” que você pode oferecer para seus colaboradores.

Cartão flexível

O vale-refeição normalmente é oferecido em um cartão de débito, que pode ser tanto para refeição, quanto para fazer compras em supermercados. Já os cartões flexíveis surgiram como uma oportunidade de dar outras funções para o valor do vale.

Em alguns casos é possível usá-lo para pagar boletos, comprar livros e até mesmo para fazer academia. A única dica é buscar entender quanto precisa ser para alimentação e quanto pode ser de dinheiro livre, para que o funcionário possa escolher.

Vale-cultura

Esse é um valor destinado para seus colaboradores utilizarem em eventos culturais diversos, como cinema, teatro, shows, museus ou compra de livros.

Vincenzo Malagoli/Pexels

É uma ótima forma de incentivar o equilíbrio entre trabalho e vida social, além das equipes usarem para compartilharem momentos juntas e fortalecerem os laços entre elas, o que pode ajudar (e muito) nos próprios resultados da empresa.

Kit de trabalho

Aqui não vamos falar dos presentes corporativos, que inclusive é algo muito legal de entregar para todos os novos colaboradores! Aliás, clique aqui para aprender a montar um kit de brindes.

O que você pode oferecer é uma lista de materiais que podem facilitar o trabalho do colaborador. Além do notebook ou computador e o mouse, existem outras coisas que ajudam no seu dia a dia e aumentam a produtividade.

Alguns exemplos são:

Faça uma lista com vários desses itens e deixe-a de fácil acesso para, quando seu colaborador precisar, ele possa fazer o pedido.

Uma boa dica é manter uma parceria com uma empresa que disponibilize esses materiais, como a Só Marcas, assim você consegue melhores preços e sabe da qualidade do produto.

Auxílio Saúde (mental e física)

Saúde e bem-estar é uma das coisas que mais interferem nos resultados dos colaboradores. Estar com a saúde física e mental em dia, com exercícios diários, noites bem dormidas e com equilíbrio de trabalho e vida social, evitam estresse e consequentemente o burnout.

Esses auxílios, que podem ser em dinheiro físico ou com o Gympass, incentivam a prática de esportes ou a busca por psicólogo. 

Para melhorar o uso, podem ser feitas dinâmicas internas com premiações para quem mais utiliza, por exemplo.

Dicas extras

Essas foram apenas algumas sugestões para você implementar na sua empresa, mas existem várias outras que podem ser exploradas, como:

  • Auxílio Home-office (se a equipe for remota);
  • Auxílio-gasolina;
  • Previdência privada;
  • Auxílio-viagem.

E muitas outras! Faça sempre pesquisas internas para entender o que seus colaboradores buscam e precisam, assim você os ajuda, e consequentemente, os resultados da empresa crescem junto.

Gostou do artigo de hoje? Então venha ver outras 4 ideias para valorizar o seu funcionário!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.