A Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (SIPAT) é responsável por evidenciar o bem-estar dentro das empresas, tanto na precaução de acidentes quanto ao relacionamento entre colaboradores.
A Norma Regulamentadora NR5 determina a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ao menos uma vez por ano, e as vantagens geradas dentro da empresa para prevenir acidentes de trabalho são várias:
- Cultura da empresa fortalecida;
- Afastamento por problemas de saúde reduzidos;
- Melhora na produtividade e interação organizacional.
No artigo de hoje, vamos nos aprofundar sobre o assunto e te mostrar a importância dessa iniciativa.
Estabilidade e Acidente de trabalho sempre andam juntas
Estabilidade e acidentes de trabalho são tópicos fundamentais para você que deseja que a sua empresa cumpra com a legislação e siga em um ambiente saudável.
Além de parcerias especializadas para aumentar a segurança, as manutenções das máquinas e equipamentos são atitudes preventivas que podem garantir ainda mais a estabilidade e a prevenção de acidentes do trabalho.
Onde podem ocorrer acidentes de trabalho?
Para entender melhor, os cenários de acidentes de trabalho ou diagnóstico médico por doença ocupacional (garantidos pelas regulamentações trabalhistas e previdenciárias) se dividem em três categorias:
- acidente de trabalho: acontece no ambiente, em serviços ou durante o trajeto para o trabalho;
- doença profissional: a saúde do colaborador é colocada em risco de acordo com suas funções;
- estabilidade: o tempo em que o colaborador permanece na empresa, conforme uma data combinada.
Aprenda a atender os requisitos da Estabilidade por Acidente do Trabalho
A estabilidade por acidente de trabalho deve oferecer possibilidade de permanência como um direito legal, portanto, é bom ter em mente que doenças não se manifestam de repente. Logo, devem se conectar com o ofício empregatício, que pode ser diagnosticado após o afastamento do colaborador.
Quais exigências sua empresa deve atender?
- Emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
- Mínimo de 15 dias de afastamento;
- Entender o Auxílio-doença acidentário como uma necessidade;
- Retorno ao trabalho após a alta médica;
- No mínimo 12 meses para o início da contagem da estabilidade por acidente.
Tenha em mente!
O primeiro dia útil após o acidente do trabalho é o prazo limite para a emissão do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). O contrato deve ser claro para que a prorrogação do estado de estabilidade possa acontecer, incluindo a possibilidade de até mesmo mais de uma vez de afastamento.
Dessa forma, o benefício previdenciário é garantido e, mesmo se a sua empresa encerrar as atividades, a responsabilidade quanto às despesas do período de afastamento ainda deverão ser cobertas até o fim dos 12 meses estipulados.
SIPAT e Proteção contra Acidentes de Trabalho
Agora que você já sabe da importância da SIPAT na sua empresa e que acidentes de trabalho são respaldados pela legislação brasileira, siga alguns passos para garantir a segurança dos seus colaboradores!
Capacitação e Treinamento
Palestras e cursos podem deixar sua equipe a par dos cuidados da sua empresa contra acidentes do trabalho, bem como de seus direitos. Assim, atividades motivacionais e dinâmicas de grupo devem ser feitas com um planejamento antecipado, com cronogramas de reuniões e eventos devidamente divulgados para motivar a equipe!
Líderes de equipe e Temas e Atividades
Um coordenador de cada equipe deve se responsabilizar pelo que a SIPAT da sua empresa propõe, num local adequado com temperatura, iluminação e itens básicos como banheiros e bebedouros d’água.
Confira algumas atividades que a sua empresa pode realizar:
- Demonstração dos Equipamentos de Proteção Individual;
- Palestras dos mais variados temas:
- Tabagismo;
- Doenças cardiovasculares;
- Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
- Organização e Importância da saúde mental.
Feedbacks e Documentos
Para uma SIPAT de sucesso, os elogios e críticas dos colaboradores devem ser levados em conta para que a próxima Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalhos seja mais vantajosa.
Por isso, realize pesquisas (anônimas), além de documentar a efetividade da SIPAT e do engajamento da equipe.
Ficar a par dos direitos trabalhistas e se antecipar quanto aos acidentes do trabalho sustentam a imagem da sua empresa com a responsabilidade dos colaboradores e a legislação que garante direitos quanto à equipe.
A Só Marcas se propõe a oferecer os melhores presentes para que a SIPAT da sua empresa saia como desejada!
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e para a sua empresa.
Até a próxima!