Dicas e ações nas empresas

Diferentes formas de enviar presentes corporativos em empresas remotas

By In

Enviar kits de boas vindas e presentes ao longo do ano são ótimas formas de cativar seu colaborador e fazê-lo se sentir acolhido e parte importante do time.

Com a popularização do trabalho remoto, a logística para enviar esses kits virou um desafio para as equipes de RH, que precisam encontrar novas maneiras para que tudo chegue no prazo e forma correta na casa das pessoas.

E como funciona no trabalho presencial?

No presencial, a logística é mais simples. Você pode fazer uma encomenda de, por exemplo, um kit para churrasco para o fim de ano.

Ela pode ser feita para uma empresa focada em presentes corporativos, como a Só Marcas, que faz a entrega em uma data combinada e você distribui entre seus colaboradores. Esse é modelo que acontecia na maioria das empresas.

Até mesmo um happy hour era mais fácil, pois você poderia fazer o pedido das comidas e bebidas, agendá-los para chegar às 18h e tudo certo. Agora, em equipes remotas, cada ocasião pede uma logística diferente.

Envio de kit de boas vindas

O kit de boas vindas é aquele que todo colaborador recebe (ou deveria receber) no seu primeiro dia de trabalho. Pode ser apenas o notebook com um mouse, ou algo ainda mais completo, com garrafa personalizada, bloco de notas e até mesmo uma cerveja ou café.

Para que você garanta esse kit de chegar na data correta, é necessário bom planejamento, além de fechar parceria com uma empresa que faça entregas em todo o Brasil. Feche com ela um número maior de kits, baseado na expectativa de contratação do ano, e combine previamente uma data máxima de entrega, garantindo que seu presente chegue na data estipulada.

Uma outra forma é você mesmo enviar via Correios. Nesse caso, você faz uma compra grande de kits e envia simulando o tempo que o pacote iria demorar a chegar na casa do novo colaborador. 

Esse modelo é mais recomendado quando não há comida no kit, sendo inviável em outros casos. Então procure bem e veja o que funciona melhor para o seu negócio.

Presentes ao longo do ano

Em algumas datas é comum que as empresas enviem presentes, como Natal, Páscoa, Dia das Mães e até mesmo Dia das Crianças, caso os colaboradores tenham filhos. As dicas aqui são as mesmas do tópico anterior.

Lucie Liz/Pexels

Você pode comprar e pedir para entregar nos endereços dos colaboradores ou enviar por conta própria. Mas atenção: por causa da distância, pode acontecer do presente de alguém chegar antes do de outra pessoa. 

Nesse caso, uma dica é ficar de olho na previsão de entrega de cada presente e avisar algumas pessoas sobre a encomenda, explicando para que não comentem e postem fotos até todos receberem. 

Alguma foto pode acontecer, isso é comum, então busque evitar ao máximo que um receba antes do outro, para que todos os colaboradores possam sentir a surpresa de receber o presente.

Happy hour

Um caso totalmente à parte. A melhor opção aqui é liberar um voucher, seja direto em aplicativos de entrega ou via transferência bancária para a conta de cada colaborador para que eles comprem as bebidas e comidas direto de suas cidades. 

No dia do happy hour, faça a transferência cedo e avise a todos o motivo do envio desse dinheiro, combinando também o horário que a entrega deve chegar. Por exemplo, se o HH iniciar às 18h, todos devem estar com seus pedidos em casa nesse horário.

Essa é a maneira mais fácil de organizar um happy hour online. E cuidado para não inventar demais e errar no tempo de entrega. Isso é bem comum e muito mais trabalhoso.

Conclusão

Trabalhar com equipes remotas pode ser um grande desafio, principalmente se não existem profissionais de RH dentro da empresa. 

E se você quiser saber mais sobre presentes e kits corporativos, acesse nosso blog ou o site da Só Marcas e fique por dentro de todas as novidades!

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.