O câncer de próstata é um dos mais perigosos para os homens, e o Novembro Azul é uma campanha voltada para conscientização sobre os cuidados preventivos da doença.
No artigo de hoje, vamos ver a importância da conscientização acontecer dentro das empresas e algumas dicas de ações que você pode fazer para incentivar dentro do ambiente corporativo para apoiar a causa.
O que é o Novembro Azul?
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, causando a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Normalmente, histórico familiar e obesidade são dois dos principais fatores de risco para desenvolver a doença. Além disso, o câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. Eles começam a aparecer somente em fase avançada, dificultando ainda mais o tratamento.
A melhor forma de curar o câncer de próstata é descobri-lo precocemente, por meio de exames de rotina. O ideal é que homens a partir dos 45 anos busquem um urologista para o exame de toque retal.
Muitos casos conseguem ser descobertos rapidamente quando é vista uma leve alteração da glândula (a próstata), como seu endurecimento ou presença de nódulos suspeitos.
Ou seja, o exame e a prevenção é o melhor remédio.
Importância do Novembro Azul nas empresas
Existem dois grandes estigmas entre os homens quanto ao assunto. O primeiro é do exame do toque retal, já que muitos não se sentem à vontade para fazê-lo. O segundo se dá pela falta de costume ou rotina em realizar check ups ou exames preventivos.
Dessa forma, por meio de pequenas ações dentro da empresa, é possível conscientizar parceiros e colaboradores sobre a gravidade do câncer de próstata, sobre os exames que devem ser feitos e ainda diminuir os estigmas criados em relação ao assunto.
Além de tudo, é uma oportunidade da empresa mostrar seus valores, como o cuidado com a saúde das pessoas e da sociedade em si.
Ações para o Novembro Azul
Produção de materiais físicos educativos
Conversar sobre o tema pode trazer desconforto para grande parte dos homens. Por meio de materiais físicos, como banners, totens e panfletos, é possível conscientizar de forma mais discreta, através da leitura.
É uma forma também do assunto surgir naturalmente, de forma orgânica dentro da empresa.
Palestras e lives
Palestras e lives sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata são muito bem vindas. Busque profissionais da área da saúde com experiência no assunto para compartilhar mais informações sobre o tema.
Abra espaço para dúvidas, desmistifique afirmações e mostre que a saúde deve ser prioridade.
Incentive exames
Como vimos, a realização de exames é a principal ferramenta para prevenção do câncer, então incentive sua prática, mas vá além da sugestão.
Libere espaços nas agendas dos colaboradores para que possam tirar momentos de auto cuidado ou deixe um dia fixo para isso. Uma opção bacana também pode ser a ajuda de custos para exames dos colaboradores. Muitas vezes, apenas sugerir fazer algo não é tão efetivo quanto disponibilizar o tempo e o benefício para isso.
Presenteie
Presentes e brindes personalizados sobre o tema são sempre ótimas formas de demonstrar carinho ao colaborador, apoiar e incentivar a causa.
A campanha do Novembro Azul pode começar, por exemplo, com a distribuição de canecas personalizadas com o tema. Elas podem abrir as portas para que o assunto comece a surgir.
Veja mais exemplos de brindes clicando aqui.
Incentive hábitos saudáveis
Essa já é uma dica diferente, que deve ser aplicada durante todo o ano dentro das empresas. Hábitos saudáveis são o maior aliado do bom desempenho no dia a dia e de melhores resultados.
Durante o mês de novembro, busque incentivar hábitos que são fortes no combate ao câncer de próstata e foque neles. Desafios também são bem vindos e funcionam como uma forma de fazer com que todos participem. Pense em prêmios para esses desafios.
Conclusão
As empresas possuem papel essencial na conscientização dos colaboradores, principalmente nos temas de saúde.
Essas ações melhoram a reputação da empresa para o público interno e externo, além de fazer o bem para as pessoas e sociedade em geral.
Além disso, mantém os melhores talentos junto à empresa, tornando-a uma marca empregadora muito forte e almejada.
Veja outras ideias para valorizar seu funcionário clicando aqui.Por fim, escolha um fornecedor que ofereça presentes e brindes corporativos de alta qualidade e preço justo, como a Só Marcas. Há mais de 30 anos no mercado com as melhores soluções para presentes em todas as épocas e eventos do ano.