Dicas e ações nas empresas

5 ações para ter um RH mais estratégico

By In

A área de Recursos Humanos é, muitas vezes, o primeiro ponto de contato que um colaborador terá com a empresa, seja através de um recrutador ou participando de um processo seletivo.

Com o passar do tempo e da evolução das tecnologias, o RH precisa buscar a  modernização e o pensamento estratégico, entendendo os objetivos da empresa como um todo e ajudando no alcance dos objetivos. 

No artigo de hoje vamos mostrar ações para tornar o RH da sua empresa mais estratégico e com melhores resultados.

O que é o RH estratégico?

Na ótica do RH, ser estratégico é conseguir tomar decisões baseadas em dados, planejar antes de agir, evoluir processos e alcançar melhores resultados por meio dessas ações.

Pensando nas diferenças entre o RH estratégico e o tradicional, temos:

  • Fim da recrutação apenas por e-mail;
  • Mudança constante das etapas do processo seletivo;
  • Decisões firmes, seguras e não reativas;
  • Melhoria contínua.

Com isso, um aliado importante do RH estratégico é a tecnologia, que através de softwares ou programas, é possível reunir todas as informações de candidatos e guardar um histórico para decisões futuras.

Assim, os resultados da equipe de recursos humanos conseguem ser cada vez melhores. Processos seletivos ficam mais assertivos, acerto maior em contratações e fortalecimento da cultura da empresa são apenas alguns dos ganhos, sem contar no financeiro, que se preocupa menos com as demissões e outros prejuízos.

Ações para um RH estratégico

Agora que você já sabe a importância de um RH estratégico, confira 5 ações para implantá-lo na sua empresa.

1. Defina a meta a ser conquistada

O RH muitas vezes é pautado em ações e processos, diferente de outros setores, que são movidos por vendas, receita, entre outros.

Dessa forma, você deve definir uma meta alcançável, mensurável e que seja desafiadora para sua equipe. Elas podem ser:

  • Diminuir o tempo de recrutamento e seleção;
  • Reduzir turnover;
  • Aumentar a taxa de resposta de entrevistas, entre outros.

Agora, é correr atrás de chegar nesses resultados, e é importante lembrar: uma meta deve ser desafiadora, mas que seja possível de alcançar. 

2. Invista tempo no planejamento

Nenhuma grande mudança no setor pode ocorrer sem planejamento, principalmente no RH, que precisa mudar o pensamento do reativo para o proativo.

No planejamento das ações, além de pensar nas metas, inclua treinamentos de equipes, momentos de interação, ações de endomarketing e fortalecimento de cultura.

3. Use os dados a seu favor

Os dados chegaram para ficar e ajudar. Tomar decisões por  “achismos” pode trazer grandes prejuízos.

Fonte: Pexels/Pixabay

Hoje em dia é possível, por meio de testes e processos seletivos, identificar o perfil de cada colaborador e compará-lo com a cultura da empresa, mensurar o desempenho de todas as equipes e medir a satisfação dos funcionários de toda a empresa.

Com todos esses dados em mãos, você tem um raio-x de tudo que acontece dentro de uma organização, podendo criar ações ou tomar decisões que tratam exatamente do que é necessário ou mais crítico no momento.

4. Busque diversidade e inovação

Sabia que empresas que apostam em diversidade são conhecidas por serem mais inovadoras, inclusivas e igualitárias? 

Um ambiente inclusivo e diverso é mais propenso que os colaboradores se sintam confortáveis em vários aspectos, como para arriscarem novas ideias e terem menos medo de errar.

5. Treine os gestores para propagar a cultura

Um dos papéis do RH é propagar a cultura da empresa para todos, e isso começa com os gestores e líderes de cada área. Afinal, se nem o gestor está seguindo a cultura, os colaboradores também não seguem, na maioria dos casos.

A cultura pode começar a ser aplicada de maneira leve ao longo dos dias, com treinamentos, palestras ou ações, mas principalmente quando o novo colaborador entra, que é quando ele está com a cabeça limpa e pronto para receber tudo de novo.

Conclusão

O RH estratégico é uma das maneiras de alcançar melhores resultados não só na área, mas em toda a empresa, com menor rotatividade de funcionários e cultura organizacional difundida na empresa.

E para você continuar evoluindo seu RH, confira os melhores benefícios corporativos para implantar na sua empresa clicando aqui.

Gostou?

Nos vemos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.