A SIPAT (Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho) não é um gasto, mas sim um investimento. Portanto, sua empresa, segundo as legislações trabalhistas, necessita de um período dedicado aos cuidados tomados em relação aos colaboradores para a prevenção de acidentes de trabalho.
Veja nesse artigo quais são os possíveis desafios da SIPAT e suas soluções.:
A SIPAT na era digital
Se antes grandes encontros pessoais em eventos devidamente planejados eram o foco, agora, a sua empresa pode ter que se adaptar ao digital. O home office e o regime híbrido, cada vez mais comuns, se provam de extrema produtividade, e é aí que a sua empresa deve investir em soluções simples:
- Plataformas digitais de interação;
- Conferências virtuais ao vivo, na qual o colaborador seja o foco, em vez de apenas sua função;
- Investir nos encontros em que aprendizagem se vincula à segurança.
Mais importante:
O colaborador deve ter voz! O processo de feedbacks é a chave para reunir queixas e elogios que tornam o desafio da SIPAT uma solução em conjunto.
Agregar para espalhar a mensagem
Se a sua empresa ainda não tem encontros semanais ou mensais em que líderes, coordenadores e colaboradores expõem suas perspectivas a respeito de suas funções, talvez, o psicológico da sua empresa seja um desafio a ser enfrentado.
Sendo assim, a interação é uma adversidade que demanda pontos fundamentais que, primeiro, devem começar com planejamento. Afinal, a saúde e a valorização à vida dentro do trabalho devem ser respeitadas e divulgadas como algo existente e indispensável.
Aqui vão algumas dicas:
Seja referência na SIPAT
O colaborador precisa não só confiar na sua empresa, mas em quem a lidera. Mais que isso, ele precisa ter reconhecimento em seu cargo. Do mesmo modo, alguém em quem se espelhar para uma carreira em crescimento, como um coordenador consciente da importância da SIPAT.
Trabalhe com uma equipe unida
Ser ouvido não só demonstra respeito, mas cuidado. Compreender uma das soluções fáceis para os desafios da SIPAT é mirar no trabalho em conjunto, pois é assim que uma empresa tende a crescer.
Dessa forma, com o respaldo da prevenção de acidentes do trabalho, todas as equipes colaboram para um resultado em que segurança e proatividade andam lado a lado.
Como aumentar o engajamento da SIPAT?
Agora que a sua empresa já aprendeu a como solucionar alguns desafios da SIPAT, é importante salientar a obrigação não só dos líderes, mas dos colaboradores em quererem aprender.
Para isso, alguns passos tornam da SIPAT desafios que, novamente, possuem grandes soluções. Como por exemplo:
Investir em treinamentos
Dos diversos tipos de empresas, os cuidados necessários sempre vêm acompanhados de especificidades de cada ramo. Portanto, inicie explicando da exigência da SIPAT pela legislação trabalhista brasileira.
- Seja didático: explique e demonstre;
- Ensine: dos equipamentos de segurança à normatização de horários de trabalho, por exemplo;
- Desenvolva manuais de boas práticas de segurança, com linguagem simplificada;
- Reforce as lições: a SIPAT ainda é um desafio, e a solução é torná-la de fácil acesso, entendimento e realização.
- Distribua brindes para ajudar no engajamento dos colaboradores.
Se certifique da eficiência da SIPAT
Como falado, cada empresa possui suas particularidades para garantir a prevenção de acidentes de trabalho. Consequentemente, devemos monitorar e incentivar a prevenção.
A sinalização das áreas de risco
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui todas as diretrizes de como a sua empresa deve ser sinalizada para que, em caso de acidentes, os colaboradores saibam se mover. Em adendo, também indica cores e tamanhos que alertam sobre possíveis perigos.
A importância da fiscalização
O último desafio da SIPAT é: cumpra os ensinamentos. Assim sendo, índices de qualidade e relatórios devem servir de medição da qualidade e envolvimento dos colaboradores em relação à importância da prevenção dos acidentes de trabalho.
Esperamos que este artigo consiga tornar a sua empresa ainda mais segura e de bons resultados de convivência e lucratividade.
Até a próxima!