Um jargão muito usual no meio de gestão empresarial, o onboarding é o processo de admissão e integração de novos colaboradores ao ambiente profissional. No entanto, cada empresa possui um método distinto, o que cria experiências diferentes, ainda assim, muitas utilizam as mesmas estratégias para facilitar este processo.
Para auxiliar os profissionais responsáveis pelo onboarding, separamos algumas dicas para este momento de integração, confira abaixo:
Esclareça todos os pontos antes do recrutamento
O processo de onboarding deve iniciar antes mesmo da seleção do colaborador, transmitindo ao candidato o máximo de informações possíveis sobre a empresa, esclarecendo dados sobre o modelo de trabalho, valores empresariais e demais questões pertinentes não somente a vaga, mas a companhia na totalidade.
Mesmo que as informações contêm no campo virtual para candidatura da vaga, é importante que ao menos os pontos mais significativos sejam reforçados, assim as hipóteses de contar com um candidato engajado e motivado a conquistar a vaga são ainda maiores.
Tente otimizar e facilitar o processo burocrático
Quando se trata de admissão de novos colaboradores, é impossível que não exista uma morosa burocracia que dificulta o andamento do processo para todos os envolvidos, por isso, quanto mais esta questão for amenizada, mais otimizada se torna a integração.
Para facilitar envie uma lista com todos os documentos necessários para o recrutamento, assim como a data, horário, local e demais informações pertinentes. Se possível, adiante alguns documentos que ele possa imprimir, ler previamente e levar devidamente preenchidos e assinados para a próxima etapa.
Organize um cronograma para o onboarding
Crie um cronograma apontando a data prevista para a chegada do novo colaborador, treinamentos e atividades preparatórias, evitando assim que alguma etapa se acumule e impacte em atrasos.
Para assegurar a qualidade e padronização do processo de onboarding, documente todas as etapas estipuladas no cronograma, criando parâmetros para as integrações futuras, assim como uma demonstração, certidão ou testemunho, caso uma das partes necessite de tal.
Oferte alguns brindes de boas vindas
Os famosos brindes corporativos devem ser utilizados para garantir que o profissional se sinta valorizado após a sua contratação. O importante é contar com peças úteis para os novos colaboradores, como cadernos, canetas, porta-crachá, copos, canecas, squeezes, garrafas, dentre outros.
Caso o modelo de trabalho seja em uma jornada home-office, considere montar brindes de boas-vindas pertinentes a este padrão, como, por exemplo, mochilas, maletas ou itens de cunho doméstico.
Finalize o onboarding com um checklist
Para garantir que você não deixou nada passar, crie um checklist com todas as etapas do seu onboarding e vá marcando cada processo concluído, assegurando que todas as questões relacionadas à integração foram solucionadas.
Agora que você possui dicas valiosas sobre o processo de onboarding, confira algumas opções de presentes corporativos disponíveis na Só Marcas que vão auxiliar na montagem dos brindes de boas vindas, com opções extremamente úteis, que vão desde canetas até copos, canecas, squeezes e garrafas.