A identidade visual é um dos aspectos mais relevantes para o marketing de uma empresa, afinal, se mencionarmos a famosa lanchonete dos arcos dourados, ou a montadora de carros representada pela sigla VW, você rapidamente identifica qual empresa se trata sem ser mencionado o nome.
Entenda porque a identidade visual cumpre um papel extremamente relevante para a comunicação da empresa.
Elementos da identidade visual
Basicamente, são todos os elementos que podem definir a instituição para o reconhecimento simples dos clientes, tais como:
- Logotipo;
- Cores;
- Fontes e tipografia;
- Fotografia;
- Ilustração;
- Ícones.
A relevância da identidade visual se dá devido a fatores relacionados ao amplo reconhecimento da empresa, o que assegura um sucesso entre os demais concorrentes do seu setor. Empresas gigantes conseguem compreender essa relevância.
Exemplos de identidade visual
Em um exemplo mais claro e visível na palma da sua mão, basta olhar os aplicativos nativos do seu smartphone. Caso ele seja um iPhone ou iPad, terá a sua inscrição iniciada pelo famigerado “i” minúsculo, como iCloud, iTunes ou o próprio sistema operacional, o iOs. Agora, caso você tenha um dispositivo Android, os ícones de aplicativos como Gmail, Drive, Maps e Meet, possuem as mesmas cores do ícone da Google.
Essa similaridade entre os elementos trabalhados com a identidade visual da empresa, assegura questões como as seguintes:
- Comunicação geral da marca através de uma personalidade única;
- Garante uma consistência no design de todos os materiais;
- Diferencia a empresa de seus concorrente garantindo um posicionamento adequado;
- Proporciona mais reconhecimento e memorização do público;
- Auxilia na relação de confiança entre o cliente e os serviços da empresa.
Ou seja, voltando ao exemplo do smartphone, quando você vê um aplicativo com as cores da Google você atrela, mesmo que inconscientemente, a mesma reputação e sentimentos que nutre pela gigante do setor de tecnologia.
Utilizando a identidade visual no marketing
É importante salientar que a identidade visual também deve estar presente e ser reforçada durante ações de marketing impactantes, como na distribuição de brindes corporativos.
Ou seja, caso ocorra a presença da empresa em alguma feira, show, apresentação ou evento que ela julgue com a presença massiva do seu público-alvo, ações onde a distribuição gratuita de artigos como canetas, ecobags, toalhas, squeeze, ou qualquer uma das demais opções de brindes corporativos, devem sempre reforçar a identidade visual no próprio item.
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Criando uma identidade visual
É importante salientar que o desenvolvimento de uma identidade requer um estudo e adequação da empresa por parte de um profissional de design, que será responsável por criar as peças pertinentes.
Também é válido ter em mente que a identidade visual de uma empresa deve ser sempre aprimorada e adequada com o passar dos anos, afinal, você já deve ter notado o movimento contando o tanto de ícones e logotipos atualizados, das mais diversas empresas, diariamente.
Essa atualização visa sempre posicionar a empresa em uma condição de mercado que ela julgue mais interessante para o momento que esta atravessa.