A captação de novos clientes é sem dúvidas um dos pontos cruciais para o crescimento de qualquer empresa, no entanto, apenas inflar esse número não é suficiente a médio e longo prazo e será preciso fidelizar clientes.
Essa restrição se deve porque o número de clientes, por maior que seja, é limitado. A melhor opção é que este limite não impeça o crescimento de uma empresa, com uma aposta em estratégias para fidelizar clientes.
A matemática neste caso é simples, um cliente captado corresponde a uma venda realizada, um cliente fidelizado é igual a infinitas possibilidades de venda.
Para facilitar esta tarefa de fidelizar clientes, elencamos algumas estratégias que não necessitam de muitos esforços para a sua prática, confira abaixo algumas estratégias de pós-venda que podem fazer a diferença no futuro:
Programa de fidelidade
Ainda que seja óbvio, muitas empresas não adotam um programa de fidelidade com receio dos custos ou dificuldade em criar uma ação para oferecer aos seus clientes, pois acreditam que somente descontos não são o suficiente.
Em muitos casos os descontos acabam por representar uma oneração muito grande, principalmente para prestadores de serviços. Neste caso, a melhor estratégia é buscar por um programa de fidelidade em conjunto.
As ações em conjunto podem ser uma simples adesão a um programa de pontos já existente, como, por exemplo, os de rede de postos de combustível, milhas aéreas, cartões de crédito, operadoras de telefonia móvel, dentre muitos outros.
Busque pelos representantes destes programas e confira quais são as propostas que a sua empresa pode oferecer, certamente há uma opção mais atrativa que simples descontos para fidelizar clientes.
Ações com brindes corporativos para fidelizar clientes
Uma estratégia interessante para a empresa, já que representa um investimento relativamente baixo, principalmente quando comparado ao retorno de um cliente fidelizado, é desenvolver ações com brindes corporativos.
É importante salientar que o cliente não será comprado com brindes corporativos, por isso, não se trata de uma ação para reverter conflitos, mas sim para que ele se recorde do negócio realizado e sinta-se prestigiado.
A melhor opção na hora de entregar brindes para os seus clientes é não tornar essa ação em algo notório para todos e amplamente divulgado, criar uma interação onde o consumidor seja surpreendido, tornando o momento mais relevante para gerar um sentimento onde ele se sinta especial.
Para não errar na hora de escolher entre as diversas opções de brindes, a melhor alternativa é apostar em algo que seja útil, como, por exemplo, cadernos e blocos para anotações, que podem ser utilizados no ambiente empresarial, ou algo voltado para um momento de lazer, como porta-condimentos e moedores.
Confira as opções de brindes corporativos disponíveis na Só Marcas e encontre uma opção que julgue útil e que seja digna de carregar a marca da sua empresa.
Agora que você possui informações relevantes de como fidelizar clientes, crie estratégias competentes para que a sua empresa seja sempre a primeira opção para o consumidor que passou pela captação, tornando o crescimento dela em uma métrica ilimitada.