Em tempos de crise a maioria das pessoas tem trabalhado via home office e usufruído do conforto que é trabalhar de casa, porém tal comodidade às vezes pode ser apenas ilusão e até mesmo estar causando mal para sua saúde física e o desempenho mental. Por isso, nós da Só Marcas separamos algumas dicas de ergonomia para te ajudar a trabalhar com mais segurança e conforto em casa.
O home office é uma modalidade de trabalho que há anos já é praticada ao redor do mundo. Sua tradução literal é “escritório em casa” e nada mais é do que o fato de exercermos as atividades de nossos serviços diretamente de casa, sem precisar sair e se deslocar até um escritório. Por conta da crise sanitária causada pelo coronavírus e a necessidade de nos resguardarmos dos riscos de contaminação ao sairmos para o trabalho, o home office entrou em prática no Brasil, já que a maior parte das empresas foram obrigadas a adotar esta modalidade de funcionamento.
O serviço remoto traz diversas vantagens tanto para a empresa quanto para o colaborador, já que permite com que o mesmo economize muito tempo e energia, que normalmente são gastos com locomoção, principalmente nas grandes cidades. Sem falar no conforto que é trabalhar em um ambiente totalmente feito e configurado por você, com a suas características e gostos.
Porém, por trás de tanta comodidade podem morar alguns perigos, já que com tantas opções e liberdade, muitas vezes acabamos não nos atentando com alguns bons costumes, principalmente em relação a nossa postura. Por estarmos em um ambiente tão seguro, e controlável, nosso cérebro acaba por muitas vezes não se atentando a alguns sinais de desgaste e fadiga que nosso corpo pode vir a emitir.
E foi pensando na saúde do corpo, da mente e na prevenção de danos, surgiu a ergonomia e suas recomendações. A ergonomia é uma disciplina científica que busca estudar e avaliar os meios e modos com o qual o homem se relaciona e interage com as máquinas (estes estudos vão muito além das interações físicas, mas este é um tema para uma próxima postagem), visando maior segurança e eficiência no desempenho mútuo.
A relação da ergonomia com o home office é muito importante para nos ajudar a entender que não basta nos sentarmos na mesa da sala ou do quarto durante o expediente, muito menos se jogar no sofá de qualquer jeito.
Além de usar uma roupa confortável e cumprir uma carga horária adequadamente, outro fator muito importante durante a rotina de trabalho remoto é a postura correta. Escolher os equipamentos adequados, um ambiente que seja receptivo a tal estrutura e até mesmo a luminosidade correta é extremamente importante, afinal de contas, é ali que você vai ficar durante horas.
Iluminação
Vamos começar falando da iluminação, e por iluminação entende-se também a pintura do local (pasmem), já que a escolha da cor certa para as paredes faz toda diferença e pode até interferir na sua produtividade e criatividade (leia sobre a psicologia das cores).
É sempre preferível que o local conte com luz natural, opte pelos cômodos da casa que possuam janela para facilitar tal entrada de luz, visto que nosso cérebro é mais receptivo a este tipo de iluminação e entende que estamos durante um período do dia onde devemos ser mais produtivos. Ao optar por luzes artificiais (lâmpadas) é importante se atentar ao posicionamento da mesa em relação ao ponto de luz, procure manter sua estação de trabalho logo abaixo da fonte luminosa.
Workstation
Projetar uma estação de trabalho que seja confortável e ao mesmo tempo adequada a sua rotina é uma tarefa um pouco mais complicada, porém não impossível.
A começar pela cadeira, procure uma que seja confortável para você, que lhe proporcione uma postura correta e que conte com regulagem de altura e do encosto para as costas, se for uma cadeira com descanso para os braços, estes também devem fornecer regulagem. Uma dica importante é sempre procurar verificar se o produto conta com laudo ergonômico (NR178).
Se for utilizar um computador é imprescindível que o monitor esteja respeitando uma altura correta, para que sua postura acompanhe a alçada da sua visão. A iluminação da tela também deve ser ajustada com cautela, visto que um monitor com brilho muito forte pode lesionar sua retina, já com a luminosidade baixa pode força-la demasiadamente. Se possível, escolha adicionar um filtro de luz azul ao seu monitor para evitar agredir sua retina.
A posição dos braços também é importante, toda a base do antebraço deve estar apoiada sobre a bancada, caso o antebraço esteja angulado e comprimido contra a quina do móvel seu pulso ficará tensionado e isso pode prejudicar a circulação sanguínea bem como funcionamento das articulações. O tamanho e qualidade do mouse também deve respeitar a planta das mãos, um mouse muito pequeno e com botões de difícil acesso podem causar mais desgaste aos tendões que levam movimentação aos dedos, causando dores e possivelmente até tendinite. Confira aqui uma opção de mouse ergonômico vendido pela Só Marcas.
Alimentação
Por último e não menos importante, lembre-se sempre de manter uma alimentação regrada e saudável. Essa dica não é exatamente sobre a postura durante nossa jornada de trabalho em home office, mas está diretamente ligada a ela!
Não é por que estamos em casa, que devemos nos alimentar de qualquer forma, manter uma alimentação balanceada ajuda nosso corpo (interna e externamente) a funcionar bem. A hidratação é um dos fatores mais importantes, já que, apesar de ficarmos parados por horas seguidas nossos órgãos estão constantemente trabalhando para que todo o resto funcione, principalmente os rins, então hidrate-se!
Confira nossos copos e squeezes personalizaveis.
A alimentação entre as atividades é muito importante, além de nos prover mais energia, ela também é responsável pelas micro pausas que são essenciais para nos espreguiçamos ou até mesmo realizarmos um alongamento. Lembre-se, ficar muitas horas em uma mesma posição não é saudável em nenhuma situação, então reúna o útil ao agradável e vá dar uma voltinha antes de preparar o lanche da tarde (mesmo entre um cômodo e outro). ☺️
Lembre-se, com essas pequenas dicas iremos passar por mais essa fase juntos e o mais importante, com saúde!
#SoMarcasContraOCoronavirus #FiqueEmCasa