As festas de fim de ano das empresas são momentos que causam grande expectativa nos colaboradores. Independente do porte da instituição e do orçamento disponível, toda empresa promove alguma atividade após finalizar mais um ano de trabalho, como uma festa, um jantar ou um simples happy hour. O que garante o sucesso é o empenho para organizar tudo!
A organização deve ser feita com antecedência, obedecendo o planejamento e o orçamento estipulado para o evento. Escolher as ações, pesquisar bons fornecedores e prestadores de serviço, solicitar orçamentos… Enfim, há muito o que fazer. A festa de fim de ano pode até mesmo influenciar no ânimo dos funcionários após as férias, portanto, capriche para deixar uma boa impressão.
Confira série de dicas para organizar e coordenar a festa de fim de ano das empresas.
1 – Planejamento
Planejar com antecedência é uma boa forma de garantir que não haverá problemas graves ou imprevistos durante a realização das ações da festa de fim de ano nas empresas. Nesse momento é importante definir o número de convidados, em que espaço físico a festa será realizada e as principais atividades ou atrações.
Nesse momento também é importante estabelecer datas e metas. Defina os prazos máximos para contratação de buffets, fornecedores, compras de presentes, locação de mobília, entre outros. Antecipe tudo o que for possível para que nos dias próximos ao evento a pauta dos organizadores fique mais tranquila. Outra dica é tentar prever possíveis problemas, como atrasos e ausências de última hora. Tenha sempre um plano B!
Imagine que a equipe trabalhou duro durante o ano todo, portanto, merece que a festa de fim de ano seja equivalente a energia dedicada ao trabalho.
2 – Orçamento
Qual é a verba para as ações de final de ano da empresa? Ter essa informação em mãos é primordial para começar os trabalhos. Faça uma planilha de gastos para inserir os dados dos fornecedores e registre todas as entradas e saídas. Recursos escassos, se bem distribuídos e aliados com boas ideias vão proporcionar uma inesquecível festa de fim de ano nas empresas.
3 – Convidados
Definir quem e quantos convidados estarão na festa de fim de ano altera completamente a programação e influencia no orçamento. A vantagem de convidar cônjuges e familiares é promover a integração trabalho-família. A desvantagem é que diversão com a equipe de trabalho fica um pouco limitada.
Se houver crianças na festa, pense em formas de entretenimento para elas também, como brinquedos e música. Contrate uma equipe especializada nesse público, de teatro ou mágica, para tranquilizar os pais. As opções de alimentação também devem ser variadas e adequadas para a idade de todos os convidados.
4 – Data e Horário
O horário define quais ações são mais adequadas para festa de fim de ano das empresas. Antes de definir, faça uma pesquisa com os funcionários da empresa para saber qual a melhor data e horário para eles. Se for um almoço, as gincanas e brincadeiras estão liberadas. Se for jantar, é melhor investir em apresentações musicais e culturais.
5 – Locais
Se houver um local obrigatório para realizar o evento, como a área interna da empresa, pense somente nas atividades que podem ser realizadas naquele ambiente. Se o espaço for locado especialmente para essa finalidade pergunte sobre a qualidade acústica do ambiente, normas de segurança e qualidade da mobília.
6 – Alimentação e bebidas
O buffet é a melhor opção para a festa de final de ano corporativa por causa da variedade e do custo-benefício para os organizadores. É mais fácil agradar vários paladares escolhendo essa opção do que os empratados. Outra dica é escolher uma tema para a festa, como noite da pizza ou mexicana.
7 – Crie expectativa
Faça um convite especial para cada funcionário convidando para o evento. Desde o início, mostre que a presença de cada um é importante e que todos merecem celebrar os resultados alcançados.
8 – Mensagem para o próximo ano
Quais os votos para o próximo ano no ambiente de trabalho? O pronunciamento dos gestores/diretores na festa de final de ano é um dos momentos mais importantes do evento e pode ser decisivo para o ânimo da equipe ao voltar das férias.
Se o ano foi bom para os negócios, destaque o envolvimento da equipe e parabenize-os pelas metas atingidas. Entretanto, se a situação não foi assim tão favorável, fale sobre a importância da união e da crença em dias melhores.
Quer mais dicas para organizar a festa de final de ano da sua empresa? Entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@somarcas.com.br
1
Confraternização corporativa dicas para organizar - Proofing Parceria
13/11 at 16:46[…] Leia mais no artigo do blog sómarcas […]