Acertar na contratação de funcionários traz diversos benefícios para qualquer empresa, como melhores resultados e diminuição da taxa de turnover.
Portanto, nesse artigo vamos te mostrar como ser mais eficiente na contratação de novos colaboradores em 2023.
Vamos lá?
A importância de contratar a pessoa certa
O primeiro problema na contratação de funcionários errados é a rotatividade que isso gera, e rotatividade é sinônimo de perda de dinheiro e produtividade. Cada entrada é um novo treinamento e tempo de equipe.
Além disso, uma demissão vem carregada de burocracias, de tempo e de dinheiro despendidos.
Sabendo que a contratação de funcionários certos é essencial, vamos ver algumas dicas para te ajudar a ser mais eficiente nessa missão.
1 – Entenda a cultura da sua empresa
Em primeiro lugar, para uma boa contratação de funcionários é entender a cultura da sua empresa e o perfil de profissional que você deve buscar.
Sendo assim, cada empresa possui um perfil diferente, com base no seu setor ou atividade, e isso vai guiar todo o seu processo, desde os testes técnicos até às perguntas da entrevista.
2 – Crie uma boa reputação
A boa imagem de uma empresa melhora a sua reputação no mercado, mas, esse status só é alcançado com uma série de fatores.
Os melhores talentos do mercado buscam bons benefícios, um local bem falado nas redes sociais e um ambiente que eles sintam acolhidos e desafiados a crescer, por exemplo.
Que tal incentivar a publicação de posts sobre a empresa, fotos de presente de boas-vindas e de ações internas importantes? O reconhecimento vem com o tempo e consequentemente a sua empresa entrará no radar de grandes profissionais.
Que tal incentivar a publicação de posts sobre a empresa, fotos de kits de boas-vindas e de ações internas importantes? O reconhecimento vem com o tempo e consequentemente a sua empresa entrará no radar de grandes profissionais.
3 – Defina o perfil do colaborador ao fazer a contratação de funcionários
Nessa etapa, perguntas simples vão te guiar a encontrar quem você está procurando. Por exemplo:
- Qual atividade ele irá realizar?
- Qual o nível de experiência? É alguém sênior ou estagiário?
- Qual o nível escolar?
- Quais as 3 principais características que ele deve ter?
4 – Planeje bem a contratação de funcionários
Por fim, com todas as perguntas respondidas, monte o processo seletivo desde o início. Defina por onde será a contratação, quais as etapas (recrutamento, entrevista, teste lógico, entre outros) e, se houver entrevistas, quais perguntas devem ser essenciais.
Uma dica é não ficar engessado no modelo escolhido. Candidatos diferentes podem entregar resultados diferentes, então se necessário altere uma parte do processo, mas sempre mantendo o foco de onde você precisa chegar.
5 – Cuide sempre do candidato e colaborador
Ao abrir um processo seletivo, você tem responsabilidade sobre todos aqueles que se candidataram para a vaga. Mantenha os prazos acordados e dê feedbacks constantes, principalmente para aqueles que chegaram até o final do processo.
Portanto, tudo isso ajudará a criar uma marca empregadora mais forte e facilitará a contratação de funcionários no futuro.
Outro ponto importante é acompanhar a caminhada do candidato contratado, para que ele sempre se sinta bem e engajado para desempenhar o seu melhor.