Final de ano chegando e todos estão pensando no que foi conquistado em 2022 e já planejando as metas para 2023. Isso acontece tanto na vida pessoal de cada pessoa, como também nas empresas.
As formas de definir as metas pro ano que está chegando são parecidas para ambos os casos e é necessário tomar cuidado para não tomá-las no calor do momento, correndo o risco de não serem cumpridas.
No artigo de hoje vamos apresentar dicas para que você possa definir metas que são alcançáveis para 2023. Vamos lá?
A importância de definir metas
O cérebro humano gosta de desafios e também da sensação de dever cumprido que uma tarefa finalizada gera.
Por isso a importância das metas. Com elas, é possível criar um norte para ser seguido e definir seus dias baseados nesses objetivos. Assim, você consegue entender se aquilo que você está fazendo faz sentido para o que você busca alcançar como resultado (s).
Por isso, é importante entender que só deve virar uma meta aquilo que é realmente possível, e assim chegamos na primeira dica:
Seja realista
Imagina definir uma meta de ter 5.000 clientes em 2023, mas sua equipe ainda não consegue atender de forma exemplar 500 clientes? O processo vai falhar em algum momento. Clientes vão sair chateados, colaboradores estarão em burnout e muito provavelmente a empresa entrará em crise.
Essa é a importância de ser realista. Além de chegar em um número alcançável, que seriam os 500, você pode definir a meta de 5.000 como de longo prazo e buscar estratégias para chegar lá.
Por exemplo: “se aumentarmos a receita em XX% no ano, podemos trazer XX novos funcionários e em X meses podemos atender os 5.000 clientes e nos tornarmos a maior empresa do setor”.
Dê um passo de cada vez, que uma hora as metas maiores e robustas chegarão.
Divida as metas em etapas
Normalmente, uma meta é algo a ser alcançável em um curto, médio ou longo período, mas como fica o dia a dia? É nele que as coisas acontecem, e essas metas devem ser quebradas em pequenas etapas para serem cumpridas diariamente.
Digamos que você criou uma meta para o ano, como financeira. Divida ela em dois semestres, depois trimestres e por último mensal, levando ao time uma ideia de quanto deve ser alcançado semanalmente ou até mesmo todos os dias.
Só um ponto de atenção: pode ser que haja sazonalidade, que são as diferenças de busca pelo produto, de épocas que as pessoas compram mais e menos, como início e final de mês. Lembre-se disso e não faça a divisão igual para todos os meses, e sim de acordo com as épocas que você pode vender mais.
Acompanhe os resultados
Tão importante quanto alcançar as metas, é saber como está sua evolução. Acompanhar semanalmente os resultados é essencial para que nada saia do previsto ou que seja possível refazer a rota.
Pode ser que alguma meta definida não esteja condizente com a realidade, mas como você vai saber se só olha seu avanço a cada três meses? Com tanto espaço de tempo assim, é difícil de entender o que realmente está indo bem ou mal.
Não desista
Aqui é o ponto onde muitas pessoas e empresas falham. Com o passar do tempo, falta de acompanhamento ou metas erradas, faz com que tudo isso fique de lado.
Por isso é importante seguir todos os passos para não desanimar e chegar no final do ano com tudo alcançado ou pelo menos com sensação de dever cumprido por ter corrido atrás dos objetivos, dentro da sua realidade.
Conclusão
Ter metas bem definidas podem levar você e sua empresa a alcançar voos ainda mais altos, de forma planejada e previsível.
No site da Só Marcas você pode encontrar diversos kits e cadernos personalizados para ajudar a sua equipe a se manterem organizados e acompanhando suas metas em 2023. Confira o catálogo completo clicando aqui.
Até a próxima!