Dicas e ações nas empresas, Só Marcas - Institucional

7 ideias de ações para o Outubro Rosa

By In

No mês de outubro a luta contra o câncer de mama fica em evidência em todo o mundo. O Outubro Rosa é um movimento de conscientização da população em relação a importância de exames frequentes e diagnósticos precoces para a cura do câncer.

Há uma infinidade de formas de chamar atenção para essa causa. Neste mês, além da movimentação nos setores públicos e privados em torno do tema com atividades internas, há ações ao ar livre com esse mote, como corridas, oferta de serviços de saúde em feiras, entre outros. Confira 7 ideias e dicas de ações para as empresas que querem participar do Outubro Rosa.

1 – Ofereça informações

Abraçar a luta contra o câncer não é uma estratégia de marketing. Se houver ações para o Outubro Rosa na sua empresa, leia antes e dê informações para todas e todos. Visite sites institucionais e, se necessário, consulte especialistas no tema. Oferecer informação de qualidade é a melhor forma de conscientizar as colaboradoras da sua empresa.

No site do Instituto Nacional de Câncer – INCA há um teste específico sobre o câncer de mama, que contém as informações básicas sobre prevenção, mitos e principais sintomas.

2 – Palestras

Como o foco do Outubro Rosa é a conscientização, as palestras devem ser focadas em saúde. O tema pode ser abordado de forma geral, mas a importância do autoexame e da regularidade dos exames médicos preventivos devem ser o foco. O diagnóstico precoce de câncer de mama garante mais chances de cura!

3 – Ajude um grupo, ONG ou estimule doações

Promova uma campanha de doação ou de visitação em grupos de apoio e instituições não governamentais que atuam na luta contra o câncer de mama. Inclua todos os colaboradores da empresa nessa ação! Faça doações do que for possível para ajudar a manter esses espaços.

Se não houver instituições conhecidas, acesse o mapa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA e procure pelo estado em que está localizado a empresa. Uma lista de ONGs associadas aparece em seguida.

Se não for possível fazer uma visita presencial, fazer uma doação online é uma boa opção para ajudar essa causa. O grupo Reviver é uma instituição sem fins lucrativos que informa e realiza diagnósticos precoces do câncer de mama, útero e ovário, das mulheres sem condições financeiras. Com atuação no Rio Grande do Norte, a iniciativa é de mulheres que enfrentaram o câncer de mama ou que ainda fazem tratamentos quimioterápicos. Para fazer uma doação online e ajudar a manter o Reviver, clique aqui.

4 – Brindes para Outubro Rosa

Para ajudar na memorização da data e da importância do tema, entregue brindes aos envolvidos nas ações do Outubro Rosa. O brinde pode ser utilizado como um estímulo para a participação nos eventos sobre o tema e também como lembrete.

A Só Marcas preparou um catálogo de produtos especial para o Outubro Rosa. Além disso, o cartão, tag e embalagem em saco de algodão também pode ser adquiridas.

5 – Rodas de conversa

Aproveite o mote do mês para fazer ações especiais envolvendo as mulheres da empresa. Além de abordar a saúde física, promova rodas de conversa sobre temas como saúde mental. Descubra se elas fazem exames regulares ou quais os motivos para não fazê-los. Levante quais são as principais dúvidas em relação a prevenção, sintomas e diagnósticos.

Se for uma primeira conversa de várias, comece esclarecendo quais são os fatores que aumentam o risco de desenvolver câncer, mencionando as causas ambientais, comportamentais, genéticas e hereditárias.

6 – Uniforme ou fita rosa

Durante o mês de outubro, peça que os funcionários da empresa vistam roupas ou itens cor de rosa. Uma das maiores referências ao Outubro Rosa é a fita da cor que dá nome ao mês, que também é usada em outros meses temáticos. É uma forma de divulgação e de chamar atenção para a causa.

7 – Troque a iluminação externa

Algumas instituições privadas e públicas recebem uma iluminação especial durante o mês de outubro. A luzes externas são substituídas por outras na cor rosa. No Brasil, vários museus e pontos turísticos já participaram do Outubro Rosa, com o museu Iberê Camargo (RS), Museu Nacional da República (DF), Cristo Redentor (RJ), Elevador Lacerda (BA), entre outros.

Providencie a troca e utilize luzes com tons de rosa em algum espaço da parte externa da sua empresa em que haja bastante movimentação de pessoas.

 

1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.