Você já se pegou pensando em um ou mais benefícios corporativos que seriam ideais para o momento da sua empresa?
Algo que aumentaria o engajamento dos colaboradores, facilitaria alguns processos internos e o impacto no orçamento seria mínimo, mas que mesmo assim, na hora de ser apresentado para a liderança pode ser negado por uma série de fatores?
Como convencer a liderança a aderir benefícios corporativos?
É preciso ter jogo de cintura, uma proposta estruturada e uma boa defesa do porquê é importante implementar um ou mais benefícios corporativos na empresa.
Portanto, veja algumas formas abaixo:
1 – Demonstre o Retorno sobre o Investimento (ROI)
Em primeiro lugar, mostre como a implementação de um benefício novo pode causar um impacto positivo na redução de turnover da empresa, além de atrair novos talentos e ser uma motivação a mais para os colaboradores.
2 – Apresente dados que justifiquem sua proposta
Para dar ainda mais credibilidade a sua proposta de adição de benefícios, apresente dados que comprovam que aquilo é fundamental para a empresa.
Por exemplo, uma pesquisa realizada pela Flash Benefícios em parceria com a Offerwise identificou que 53% dos colaboradores preferem melhores benefícios a maiores salários. Além disso, 84% alega ter mais vontade e se sente mais engajado quando a empresa oferece bons benefícios.
3 – Estudo de Casos
Utilize exemplos de empresas que implementaram benefícios corporativos com sucesso. Mostre como essas iniciativas resultaram em melhorias no clima organizacional e nos resultados financeiros.
4 – Necessidades da Equipe
Do mesmo modo, realize uma pesquisa interna para identificar quais benefícios os colaboradores valorizam. Apresente essas informações à liderança, enfatizando que os benefícios alinhados às necessidades da equipe podem aumentar o engajamento.
5 – Tendências do Mercado
Discuta as tendências de mercado em relação aos benefícios oferecidos por outras empresas do setor. Isso pode incluir benefícios flexíveis, bem-estar e programas de saúde mental.
6 – Atração de Talentos
Nesse sentido, argumente que empresas que oferecem benefícios atrativos são mais competitivas na atração de talentos. Com o mercado de trabalho em constante mudança, isso pode ser um diferencial importante.
7 – Engajamento e Cultura
Explique como os benefícios corporativos podem reforçar a cultura organizacional, promovendo um ambiente mais positivo e colaborativo.
8 – Alinhe com os objetivos da empresa
Sua empresa tem metas estabelecidas para os próximos 5 ou 10 anos, em que os donos, sócios ou CEO estão trabalhando em estratégias para bater essa meta dentro do prazo estipulado. Dessa forma, monte uma proposta que mostre como a inserção desses benefícios estão alinhados com os objetivos da empresa e como ajudarão no crescimento dela.
Conclusão
Em síntese, essas são algumas formas de convencer a liderança da implementação de mais benefícios corporativos na sua empresa. É importante se preparar para ouvir as preocupações dos líderes e ter boas respostas, que os convença do contrário, que o benefício será um diferencial, um trunfo para a empresa e não um prejuízo.
Leia mais textos de minha autoria sobre Remuneração Estratégica e Gestão de Benefícios no Blog da Só Marcas.