Dicas e ações nas empresas, Presentes e brindes corporativos

Filhos e Home Office, como conciliar a nova rotina.

By In

A nova rotina de trabalho em casa vem também com diversos novos desafios, dentre eles a tarefa de conciliar as tarefas diárias com os cuidados com os filhos, que também estão em casa.

A gente já sabe que o COVID-19 mudou a forma como lidamos com as nossas rotinas, como num passe de mágica tivemos de mudar a forma como víamos nosso ambiente profissional, nossa família e nossa relação com o mundo. Mas não somos só nós que estamos tendo que lidar com os desafios dessa nova realidade, as crianças também estão tendo de conviver com a mudança do cotidiano e principalmente com toda energia armazenada durante o período de isolamento.

Sim, isso pode assustar e causar uma ansiedade profunda, ter que lidar com tantas tarefas e a adaptação em um espaço restrito pode ser um grande desafio para todos nós. Mas para evitar que nosso cérebro entre em parafuso é importante começarmos cada novo dia respirando, mantendo os pés no chão e sabendo que essa é apenas uma fase.

Sono

Um dos principais erros que cometemos, é acreditar que este período de reclusão e de home office é averso às rotinas, entretanto é exatamente o contrário. Ter um planejamento, dia a dia, é extremamente importante tanto pelo ponto de vista profissional, quanto para as crianças; começando pelo hábito de acordar e dormir nos mesmos horários, esse é o primeiro passo para que elas entendam que há uma rotina a ser seguida mesmo em casa, uma boa noite de sono faz com que estejam mais receptivas às atividades previstas para o dia.

Alimentação

Respeitar uma alimentação regrada (nos horários certos) e saudável também é importante para as crianças. Um dos principais perigos durante esse período de quarentena é uma má alimentação, somada à falta de atividades físicas (gasto energético), que além de ser responsável pelo sobrepeso infantil também está diretamente ligado a imunidade dos pequeninos.

Uma alimentação rica em nutrientes é importantíssima para repor principalmente vitaminas como a D e a C, sucos de fruta são uma ótima pedida, já que são fáceis e rápidos de serem preparadas e extremamente ricos em vitaminas e minerais. Que tal tirar um tempinho entre suas pausas do trabalho para preparar um suco nutritivo para as crianças, com nosso kit para suco em vidro e inox

Confira também a linha de copos Disney, a criançada vai adorar!

Estudo

Atividades que exercitam a mente são muito importantes para os pequeninos. O gasto energético não ocorre apenas durante atividades físicas, ao estudar também estamos queimando nosso estoque de energia acumulado.

É importante que assim como em nossa estação de trabalho, também re-criemos um ambiente mais próximo possível ao escolar para que as crianças realizem suas atividades, isto é, livre de distrações que possam interferir durante o estudo, além de confortável e ergonômico para que possam aproveitar melhor.

Um complicador para essa tarefa é a necessidade de acompanhá-los de perto durante suas “aulas”. Alguns colégios estão fornecendo videoaulas, mas isso nem sempre é o suficiente para sanar todas as dúvidas ou para que as crianças tenham uma evolução satisfatória se comparada ao que teriam em sala de aula. Por conta disso não há muito o que se fazer, o melhor é separar um horário durante o dia para revisar junto a eles o estudo do dia.
Uma dica que pode ser útil para agregar ainda mais conhecimento aos baixinhos é a ferramenta disponibilizada gratuitamente na internet, o YouTube Edu, um canal da plataforma de vídeos que disponibiliza materiais multimídia educativos e gratuitos, vale a pena conferir.

Revezamento

Aos casais é importante que sempre que possível, compartilhem as tarefas. Afinal, em qualquer situação a sobrecarga de funções gera exaustão. Montar um cronograma entre os dois também pode ajudar a se organizarem e vai tornar a rotina de ambos, principalmente no que se diz respeito aos cuidados com os filhos, muito mais leve.

Atividades recreativas

E, mais do que nunca, é momento de exercitarmos a imaginação e a criatividade dos pequeninos através de atividades psicomotoras como desenhar, colorir, modelar com massinha ou argila, bricolagem com recicláveis, dentre outras atividades que demandem tempo (que sobra a eles) e criatividade (que nunca falta na criançada, não é mesmo?).

Momentos de arte, leitura, ou criação (sendo essa última extremamente importante), são fundamentais para que as crianças exercitem o raciocínio e vejam que estão produzindo algo, mesmo que inconscientemente. 

Por isso lápis, pincel ou canetinha na mão, e muita criatividade pra criar! E lembre-se tolerância, muita tolerância! Agora mais do que nunca eles vão exigir de nós muita paciência e compreensão, por isso é importante sempre se lembrar de que se estamos sofrendo o confinamento para os pequeninos pode estar sendo muito pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.