Você acabou de abrir uma empresa de Brindes que venderá produtos e serviços para outras empresas e está encontrando muitos desafios no mercado? Empresas que já estão a muito tempo no mercado já passaram por esses desafios e, através desse Blog poderemos te ajudar, apresentando a visão de alguns profissionais que atuam no mercado e lidam diariamente com esses desafios.
Talita Lombardi, Blogueira e Fundadora do Blog Startup Start que é um canal de assuntos voltado á empreendedores que possuem um negócio aberto a pouco tempo, dá sua opinião com base em sua experiência no mercado B2B através de um post lançado em seu blog. Confira abaixo as 03 vantagens e desvantagens que ela relata ao se trabalhar com clientes do mercado B2B.
Desvantagens
– Demora no Processo de “Fechar Negócio”
Para prospectar um cliente B2B é preciso de tempo, dedicação e muita paciência. Existem duas situações aqui: ou ele já tem parceiros demais ou ele não quer parceria alguma, pois diversos mercados já são bem explorados pelas startups existentes. Um pouco de jogo de cintura e você pode convencer alguns clientes importantes para sua carteira, o segredo é não desistir.
– Todos da Empresa “parceira” pensam que são seus novos “chefes”
Quando você fecha uma parceria com qualquer outra empresa, você ganha de bônus um monte de funcionário “metido” a chefe, é tipo casamento, que você casa com a família da pessoa. O segredo é tratar todos iguais e sempre direcionar para uma pessoa todas as respostas, com o tempo as pessoas acabam entendendo.
– “20% dos seus clientes correspondem à 80% do seu Faturamento”
Essa frase é bem famosa no mundo de vendas e acostumem-se com elas, a maioria dos usuários quer sempre comprar no mesmo lugar e seus clientes principais serão os que trarão mais faturamento, os outros parceiros te darão peso na hora de falar o tamanho da startup. O segredo aqui é nunca ficar satisfeito com esses clientes-chave, sempre busquem mais e mais.
Vantagens
– Usuários mais fiéis do que os de B2C
Uma vez que você passa por todo o processo, a empresa tende a querer sempre fazer negócio com as mesmas pessoas. É mais fácil para o adm/financeiro do cliente. Então o pós-vendas precisa ser tão bem feito quando o processo de vendas em si. Conquiste seu cliente todos os dias.
– Um contrato pode reverter a situação da sua Startup
Todos os contratos são muito importantes para toda startup, mas existem aquele que podem salvar sua imagem ou mesmo, podem agregar como uma parceria-chave. Um Key Account vale mais que 10 contratos, ele vai te trazer muitos benefícios, mas vai exigir profissionalismo para ser fiel a você.
– Necessidade
Hoje as empresas pedem por serviços que resolvam os problemas delas. Busquem o que falta para encaixar essas peças e seja bem sucedido, não precisa necessariamente descobrir a roda, mas descubra como aquela roda poderia deslizar melhor em qualquer tipo de solo, é a velha história de o produto mais completo é o mais aceito.
Fonte: Startup Stars