As maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo mudaram a forma que o mercado age em relação aos clientes, deixando de ofertar somente soluções, mas criando verdadeiras experiências.
Para isso, basta tomar alguns slogans e diretrizes utilizados pelas seguintes companhias:
- Walt Disney – Não vende ingressos e filmes, vende fantasia;
- Amazon – Não vende produtos, vende comodidade;
- Red Bull – Não vende bebidas, vende aventuras;
- Nubank – Não vende contas digitais, vende simplificações.
Ou seja, se a sua empresa oferta apenas uma solução, ela já está ultrapassada em relação ao mercado, por isso melhore a experiência do cliente e busque a sua fidelização.
Para facilitar a oferta de experiências e fidelizar clientes, confira abaixo algumas estratégias que podem auxiliar a sua empresa nesta jornada:
Atenção a jornada de compra e experiência do cliente
O caminho que os clientes percorrem até concluir uma compra é parte fundamental do processo de experiência, por isso, faça uma pesquisa e observe o comportamento dos clientes satisfeitos ou insatisfeitos com o processo utilizado atualmente e implemente o que irá apresentar o melhor resultado.
Utilizando um exemplo prático, os funcionários da gigante Apple nunca abrem os produtos, eles deixam essa experiência para os clientes, pois, tal comportamento faz parte da jornada de compra.
Priorize o atendimento focado no sucesso do cliente
Um conceito intitulado de customer centric coloca o cliente como o centro de toda a sua jornada de compra, garantindo uma satisfação melhor, assegura uma experiência e fidelidade com resultados mais satisfatórios.
Ou seja, não se trata do que você tem a oferecer, e sim do que cada cliente vem buscar em seus produtos ou serviços. Foque sempre em ofertar exclusivamente o que ele veio buscar junto a sua companhia, e não crie um checklist que deve ser realizado pelos funcionários e tão pouco metas que atrapalhem essa experiência.
Crie um programa de fidelidade ou faça parte de um já existente
Uma excelente estratégia para garantir a fidelidade dos clientes é criar um programa voltado para tal, ofertando descontos, brindes ou qualquer outro benefício cumulativo ao seu retorno.
Algumas empresas não contam com tantas soluções para ofertar, neste caso, é possível integrar a uma série de programas de pontos já existentes, desde o praticado por postos de combustíveis até cartões de créditos e contas digitais.
Reduza a burocracia e otimize a agilidade do atendimento
É comum que aquisições envolvem uma série de processos burocráticos, que vão desde os mais rigorosos, necessitando de preenchimento e apresentação de documentos, até os mais simples, como, por exemplo, passar o cartão na máquina de pagamento.
Grande parte destes processos burocráticos podem ser otimizados, como, por exemplo, os pagamentos via Pix ou aproximação, ou os termos de preenchimento digital. Por isso, crie soluções que facilitem e agilizem todo o processo, agregando uma experiência melhor.
Agora que você já tem algumas dicas valiosas de como melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo, confira algumas opções de presentes corporativos disponíveis na Só Marcas, que, além das tradicionais seleções de squeezes e garrafas a empresa também conta com uma série de kits especiais e peças sazonais pertinentes a cada época.