A organização costuma ser uma das maiores dificuldades que profissionais de todas as áreas sofrem no dia a dia. Seja dificuldade de organizar suas tarefas ou até mesmo de organizar seus espaços de trabalho.
No artigo de hoje, veremos alguns hábitos que podem ajudar você ou seus colaboradores a serem mais organizados em 2023. Vamos lá?
Importância da organização
A organização impacta na produtividade, qualidade das tarefas que você realiza e também na gestão do tempo, pois quanto mais organizado, melhor você consegue gerir tudo que deve ser feito com qualidade e ainda acabar os trabalhos em menor tempo.
Hábito 1: Anote tudo o que precisa fazer
O primeiro passo para a organização, é saber tudo o que precisa ser feito. Anote em um caderno, agenda ou em algum aplicativo online tudo aquilo que você precisa fazer. Lembre-se de anotar o dia de entrega e anotar também as tarefas dos dias seguintes.
Inclusive, na Só Marcas você encontra diversos cadernos e agendas personalizados. Confira aqui!
Hábito 2: Mantenha seu local de trabalho organizado
Se você não faz parte daquele pequeno grupo de pessoas que trabalham melhor em mesas bagunçadas, é muito importante que seu local de trabalho esteja com o menor número de informações possíveis.
Quanto mais bagunça tiver, mais difícil será encontrar alguma coisa que você precisa e maiores chances de se perder do essencial, que é o trabalho. Tire um tempo na sua semana para organizar seu espaço de trabalho, e claro, evite deixá-lo bagunçado.
Hábito 3: Planeje-se considerando o tempo de cada tarefa
Cada tarefa você gasta um tempo específico para realizá-la, então programe o seu dia de acordo com esse tempo. Se você pensa em fazer atividades que demandam mais horas, marque menos coisas para esse dia. Se foram coisas menores, deixe mais tarefas programadas.
Hábito 4: Faça pequenas pausas
O descanso também é necessário para manter a alta produtividade. Adicione momentos de pausa durante seu dia, que podem ser de hora em hora ou ao final de cada tarefa, principalmente aquelas que forem maiores.
Outra dica é buscar aprender sobre métodos de descanso, como o Pomodoro.
Hábito 5: Entenda o que atrapalha o seu foco
Sempre que você se distrair e perder o foco do trabalho, tente perceber o que você faz. Abre o Instagram, vai no Twitter, busca um café? Entendendo esses hábitos você pode pensar em formas de controlá-los, como bloquear o acesso aos aplicativos durante o horário de trabalho, por exemplo.
Hábito 6: Risque (dê check) tudo o que você já realizou
Riscar ou dar o famoso “check” nas tarefas já feitas ajuda demais e é como dar um ânimo para seu cérebro continuar fazendo o que precisa ser feito. Então, sempre que uma tarefa acabar, lembre-se de riscá-la da sua lista de “to do’s”.
Hábito 7: Elenque prioridades
Essa dica é a mais preciosa. Elencar prioridades e organizar a sua semana de acordo com níveis de tarefas pode ajudar e muito na rotina. Qual é a tarefa mais demorada? Qual a tarefa que você deve entregar antes de outras? Coloque tudo no papel e organize o que deve ser feito primeiro e o que pode esperar.
Conclusão
Ser organizado é uma das principais habilidades que um grande colaborador deve ter para manter a alta produtividade e foco nas tarefas que devem ser entregues.
No site da Só Marcas você pode encontrar diversos kits e presentes personalizados para ajudar os seus parceiros e colaboradores a se manterem organizados em 2023.
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Até a próxima!