Dicas e ações nas empresas

Qual a importância do processo de integração na empresa?

By In

Há muito tempo as organizações vêm se dando conta que o capital humano e o sucesso dos negócios andam lado a lado. Esse entendimento trouxe uma nova metodologia de trabalho. Ela opera fortalecendo os processos de recrutamento e integração na empresa.

São muitos os fatores que levam a esse novo posicionamento. Nesse sentido, é necessário que se enfatize a humanização das técnicas de trabalho e as novas relações entre empresas e indivíduos, que agem como catalizadores das estratégias e posicionam o colaborador como uma importante peça no desenvolvimento financeiro e social das companhias.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o valor da integração na empresa para novos funcionários e engajamento dos antigos, leia este post e entenda a importância desse processo.

Aumenta a produtividade

A integração na empresa, além de inserir novos funcionários no ambiente de trabalho, engaja os trabalhadores antigos a buscarem a qualidade e eficiência em seus procedimentos. Pessoas gostam de se sentir prestigiadas e o processo de integração na empresa tem o poder de cativar colaboradores.

Note que ao elencar de forma nítida as atividades dos funcionários, com atribuições claras e metas tangíveis, você irá proporcionar segurança na execução de atividades, estabelecer relação de confiança entre colaboradores e melhorar os índices de eficiência.

O processo de integração na empresa pode ajudar a reconhecer líderes e desenvolver habilidades da equipe.

Melhora a imagem da empresa

Funcionários e colaboradores são os cartões de visita do seu negócio. Tenha em mente que não há nada pior para a saúde de sua empresa que colaboradores insatisfeitos com seus locais de trabalho. Por outro lado, quando satisfeitos com o clima organizacional, os trabalhadores tendem a enaltecer instituições. Isso faz com que eles defendam a marca e recomendem os produtos e serviços disponibilizados ao mercado.

É importante que o empreendedor ou empresário tenha em mente que a técnica de integração na empresa deve prestigiar tanto o novo colaborador quanto o antigo. Os funcionários devem reconhecer na empresa todo o potencial a ser alcançado. Use esses momentos para reafirmar a cultura do seu negócio!

Durante os processos de integração, incentive a confraternização entre setores e inclua todos os contratados. Uma boa dica é uma cerimônia de apresentação coletiva, em que você poderá distribuir alguns brindes de boas vindas. Essas ações aumentam o grau de satisfação dos funcionários, dão a sensação de recompensa e, consequentemente, melhoram os níveis de desempenho. Neste post, listamos algumas dicas para montar um kit de boas-vindas para novos funcionários de empresas.

Ajuda a reconhecer líderes

Instituições focadas no sucesso estão sempre em busca de líderes que ajudem a transformar a empresa e que colaborem para a evolução das políticas implantadas.

Uma ótima oportunidade para reconhecer talentos ocultos é o período de integração na empresa. Esse momento pode trazer boas surpresas e mostrar características que vão além das observadas na ocasião da seleção.

Trace uma estratégia que lhe permita observar seus funcionários e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade deles exibirem seus talentos de forma construtiva. Lembre-se: seus colaboradores fazem parte de seu patrimônio e equipes bem sintonizadas e estruturadas são diferenciais importantes.

Desenvolve habilidades

Empresas focadas no desenvolvimento sustentável costumam utilizar os processos de integração como catalisadores para a evolução dos planos de carreira e dos objetivos individuais de crescimento dos colaboradores.

Uma excelente forma de desenvolver essas atribuições é desenvolver um calendário de eventos internos da empresa. O material pode contar com treinamentos, happy hours, comemoração dos resultados, celebração de promoções e aniversários, reuniões de planejamento e distribuição de pautas, etc.

Nessas datas você pode planejar uma infinidade de ações, variando de acordo com a intenção do evento. Aproveite a oportunidade para distribuir itens que agreguem valor e enfatizem o tema trabalhado. Por exemplo, em uma reunião de metas financeiras, ofereça aos seus colaboradores calculadoras personalizadas.

Já ações focadas na saúde do funcionário podem ser oportunidades para lembrar a importância de se beber água. Um squeeze personalizado pode fazer a diferença em várias ocasiões, inclusive levando a marca da empresa.

Entendeu a importância da integração na empresa? Aproveite e leia as nossas dicas para integração de novos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.