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Home Office: dicas de ergonomia para manter o corpo e a mente funcionando bem durante a quarentena.

By In

Em tempos de crise a maioria das pessoas tem trabalhado via home office e usufruído do conforto que é trabalhar de casa, porém tal comodidade às vezes pode ser apenas ilusão e até mesmo estar causando mal para sua saúde física e o desempenho mental. Por isso, nós da Só Marcas separamos algumas dicas de ergonomia para te ajudar a trabalhar com mais segurança e conforto em casa.

O home office é uma modalidade de trabalho que há anos já é praticada ao redor do mundo. Sua tradução literal é “escritório em casa” e nada mais é do que o fato de exercermos as atividades de nossos serviços diretamente de casa, sem precisar sair e se deslocar até um escritório. Por conta da crise sanitária causada pelo coronavírus e a necessidade de nos resguardarmos dos riscos de contaminação ao sairmos para o trabalho, o home office entrou em prática no Brasil, já que a maior parte das empresas foram obrigadas a adotar esta modalidade de funcionamento.

Home office: confortável mas com a postura certa

O serviço remoto traz diversas vantagens tanto para a empresa quanto para o colaborador, já que permite com que o mesmo economize muito tempo e energia, que normalmente são gastos com locomoção, principalmente nas grandes cidades. Sem falar no conforto que é trabalhar em um ambiente totalmente feito e configurado por você, com a suas características e gostos. 

Porém, por trás de tanta comodidade podem morar alguns perigos, já que com tantas opções e liberdade, muitas vezes acabamos não nos atentando com alguns bons costumes, principalmente em relação a nossa postura. Por estarmos em um ambiente tão seguro, e controlável, nosso cérebro acaba por muitas vezes não se atentando a alguns sinais de desgaste e fadiga que nosso corpo pode vir a emitir.

E foi pensando na saúde do corpo, da mente e na prevenção de danos, surgiu a ergonomia e suas recomendações. A ergonomia é uma disciplina científica que busca estudar e avaliar os meios e modos com o qual o homem se relaciona e interage com as máquinas (estes estudos vão muito além das interações físicas, mas este é um tema para uma próxima postagem), visando maior segurança e eficiência no desempenho mútuo.

A relação da ergonomia com o home office é muito importante para nos ajudar a entender que não basta nos sentarmos na mesa da sala ou do quarto durante o expediente, muito menos se jogar no sofá de qualquer jeito. 

Além de usar uma roupa confortável e cumprir uma carga horária adequadamente, outro fator muito importante durante a rotina de trabalho remoto é a postura correta. Escolher os equipamentos adequados, um ambiente que seja receptivo a tal estrutura e até mesmo a luminosidade correta é extremamente importante, afinal de contas, é ali que você vai ficar durante horas.

Iluminação

Vamos começar falando da iluminação, e por iluminação entende-se também a pintura do local (pasmem), já que a escolha da cor certa para as paredes faz toda diferença e pode até interferir na sua produtividade e criatividade (leia sobre a psicologia das cores).

É sempre preferível que o local conte com luz natural, opte pelos cômodos da casa que possuam janela para facilitar tal entrada de luz, visto que nosso cérebro é mais receptivo a este tipo de iluminação e entende que estamos durante um período do dia onde devemos ser mais produtivos. Ao optar por luzes artificiais (lâmpadas) é importante se atentar ao posicionamento da mesa em relação ao ponto de luz, procure manter sua estação de trabalho logo abaixo da fonte luminosa.

home office: a importância da luminosidade em seu ambiente de trabalho

Workstation

Projetar uma estação de trabalho que seja confortável e ao mesmo tempo adequada a sua rotina é uma tarefa um pouco mais complicada, porém não impossível. 

A começar pela cadeira, procure uma que seja confortável para você, que lhe proporcione uma postura correta e que conte com regulagem de altura e do encosto para as costas, se for uma cadeira com descanso para os braços, estes também devem fornecer regulagem. Uma dica importante é sempre procurar verificar se o produto conta com laudo ergonômico (NR178). 

Se for utilizar um computador é imprescindível que o monitor esteja respeitando uma altura correta, para que sua postura acompanhe a alçada da sua visão. A iluminação da tela também deve ser ajustada com cautela, visto que um monitor com brilho muito forte pode lesionar sua retina, já com a luminosidade baixa pode força-la demasiadamente. Se possível, escolha adicionar um filtro de luz azul ao seu monitor para evitar agredir sua retina.

home office: postura e ergonomia no trabalho remoto

A posição dos braços também é importante, toda a base do antebraço deve estar apoiada sobre a bancada, caso o antebraço esteja angulado e comprimido contra a quina do móvel seu pulso ficará tensionado e isso pode prejudicar a circulação sanguínea bem como funcionamento das articulações. O tamanho e qualidade do mouse também deve respeitar a planta das mãos, um mouse muito pequeno e com botões de difícil acesso podem causar mais desgaste aos tendões que levam movimentação aos dedos, causando dores e possivelmente até tendinite. Confira aqui uma opção de mouse ergonômico vendido pela Só Marcas.

Alimentação

Por último e não menos importante, lembre-se sempre de manter uma alimentação regrada e saudável. Essa dica não é exatamente sobre a postura durante nossa jornada de trabalho em home office, mas está diretamente ligada a ela!

Não é por que estamos em casa, que devemos nos alimentar de qualquer forma, manter uma alimentação balanceada ajuda nosso corpo (interna e externamente) a funcionar bem. A hidratação é um dos fatores mais importantes, já que, apesar de ficarmos parados por horas seguidas nossos órgãos estão constantemente trabalhando para que todo o resto funcione, principalmente os rins, então hidrate-se!

Confira nossos copos e squeezes personalizaveis.

A alimentação entre as atividades é muito importante, além de nos prover mais energia, ela também é responsável pelas micro pausas que são essenciais para nos espreguiçamos ou até mesmo realizarmos um alongamento. Lembre-se, ficar muitas horas em uma mesma posição não é saudável em nenhuma situação, então reúna o útil ao agradável e vá dar uma voltinha antes de preparar o lanche da tarde (mesmo entre um cômodo e outro). ☺️

Lembre-se, com essas pequenas dicas iremos passar por mais essa fase juntos e o mais importante, com saúde! 

#SoMarcasContraOCoronavirus #FiqueEmCasa

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