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Desafios no Mercado B2B para empresas de brindes recém abertas

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Você acabou de abrir uma empresa de Brindes que venderá produtos e serviços para outras empresas e está encontrando muitos desafios no mercado? Empresas que já estão a muito tempo no mercado já passaram por esses desafios e, através desse Blog poderemos te ajudar, apresentando a visão de alguns profissionais que atuam no mercado e lidam diariamente com esses desafios.

Talita Lombardi, Blogueira e Fundadora do Blog Startup Start que é um canal de assuntos voltado á empreendedores que possuem um negócio aberto a pouco tempo, dá sua opinião com base em sua experiência no mercado B2B através de um post lançado em seu blog. Confira abaixo as 03 vantagens e desvantagens que ela relata ao se trabalhar com clientes do mercado B2B.

 

Desvantagens

– Demora no Processo de “Fechar Negócio”

Para prospectar um cliente B2B é preciso de tempo, dedicação e muita paciência.  Existem duas situações aqui: ou ele já tem parceiros demais ou ele não quer parceria alguma,  pois diversos mercados já são bem explorados pelas startups existentes. Um pouco de jogo de cintura e você pode convencer alguns clientes importantes para sua carteira, o segredo é não desistir.

 Todos da Empresa “parceira” pensam que são seus novos “chefes”

Quando você fecha uma parceria com qualquer outra empresa, você ganha de bônus um monte de funcionário “metido” a chefe, é tipo casamento, que você casa com a família da pessoa. O segredo é tratar todos iguais e sempre direcionar para uma pessoa todas as respostas, com o tempo as pessoas acabam entendendo.

– “20% dos seus clientes correspondem à 80% do seu Faturamento”

Essa frase é bem famosa no mundo de vendas e acostumem-se com elas, a maioria dos usuários quer sempre comprar no mesmo lugar e seus clientes principais serão os que trarão mais faturamento, os outros parceiros te darão peso na hora de falar o tamanho da startup. O segredo aqui é nunca ficar satisfeito com esses clientes-chave, sempre busquem mais e mais.

Vantagens

– Usuários mais fiéis do que os de B2C

Uma vez que você passa por todo o processo, a empresa tende a querer sempre fazer negócio com as mesmas pessoas. É mais fácil para o adm/financeiro do cliente. Então o pós-vendas precisa ser tão bem feito quando o processo de vendas em si. Conquiste seu cliente todos os dias.

– Um contrato pode reverter a situação da sua Startup

Todos os contratos são muito importantes para toda startup, mas existem aquele que podem salvar sua imagem ou mesmo, podem agregar como uma parceria-chave. Um Key Account vale mais que 10 contratos, ele vai te trazer muitos benefícios, mas vai exigir profissionalismo para ser fiel a você.

– Necessidade

Hoje as empresas pedem por serviços que resolvam os problemas delas. Busquem o que falta para encaixar essas peças e seja bem sucedido, não precisa necessariamente descobrir a roda, mas descubra como aquela roda poderia deslizar melhor em qualquer tipo de solo, é a velha história de o produto mais completo é o mais aceito.

Fonte: Startup Stars

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